2016 | Curso de Extensão | Curso de Extensão da Liga Acadêmica do Coração do Hospital de Clínicas da UFPR - 9ª Edição | | Primeiro Módulo
Tema: “Da fisiopatologia aos sintomas: correlações clínicas em Cardiologia”.
05/07/2016 - Hipertensão Arterial Crônica. Prof. Dr. Emilton Lima Jr.
07/07/2016 -Insuficiência Cardíaca – Prof. Paulo Roberto Cruz Marquetti.
12/07/2016 - Insuficiência Coronária. – Prof. Semi Haurani.
14/07/2016 - Valvopatias aórticas e mitrais – Prof. Ronaldo
19/07/2016 -Cardiopatias congênitas cianóticas. Prof. Leonardo Mullinari
21/07/2016 - Cardiopatias congênitas acianóticas. Prof. Leonardo Mullinari.
26/07/2016 - Teórico-prática – Interpretação de RX de Tórax. – Prof. Marquetti.
Segundo Módulo:
Tema: Recursos diagnósticos.
28/07/2016 – Eletrocardiograma I. Prof. Paulo Roberto Cruz Marquetti.
04/08/2016 - Eletrocardiograma II. Prof. Paulo Roberto Cruz Marquetti.
18/08/2016 - Ecocardiograma normal. Profa. Ana Camarozano.
25/08/2016 – Ressuscitação cardiopulmonar - Teórico Prática. (Turma A). Prof. Gustavo Lenci Marques.
01/09/2016 – Ressuscitação cardiopulmonar – Teórico Prática. (Turma B). Prof. Gustavo Lenci Marques.
08/09/2016 - Ecocardiograma de estresse. Prof. Rafael Borsoi.
15/09/2016 – Holter. Prof. Bettini.
29/09/2016 – MAPA. Prof. Emilton Lima Júnior.
06/10/2016 – Teste Ergométrico. Prof. Arnaldo Stier.
13/10/2016 – Farmacologia Cardiovascular - Teórico Prática. Prof. Miguel.
20/10/2016 – Cintilografia. Prof. João. Vitola.
27/10/2016 – Hemodinâmica. Prof. Ênio Eduardo Guérios.
03/11/2016 – Estudo eletrofisiológico. Prof. Niraj Mehta.
17/11/2016 - RNM na cardiologia. Prof. Marcelo Zaparoli.
24/11/2016 - TAC na cardiologia – Angiotomo de coronárias. Prof. Rodrigo Cercei.
01/12/2016 - Teórico Prática - Eletrocardiografia - Prof. Paulo Roberto Cruz Marquetti.
| Departamento de Clínica Médica | Setor de Ciências da Saúde | PAULO ROBERTO CRUZ MARQUETTI | 05-07-2016 | 01-12-2016 | |
2016 | Curso de Extensão | Introdução à ISO9001:2008 | | Dia 08/10
08:00 - 09:30 Apresentação. Conceito de processo.
09:30 - 09:45 Intervalo.
09:45 - 11:00 Introdução à ISO9001:2008. Item 4 - Requisitos gerais.
11:00 - 11:15 Intervalo.
11:15 - 12:30 ISO9001:2008. Item 5: - Responsabilidade da direção.
A programação inclui estudo de casos.
Dia 15/10
08:00 - 09:30 ISO9001:2008. Item 6 - Gestão de recursos.
09:30 - 09:45 Intervalo.
09:45 - 11:00 ISO9001:2008. Item 7 - Realização do produto parte I.
11:00 - 11:15 Intervalo.
11:15 - 12:30 ISO9001:2008. Item 7 - Realização do produto parte II.
A programação inclui estudo de casos.
Dia 22/10
08:00 - 09:30 ISO9001:2008. Item 8: Monitoramento e medição.
09:30 - 09:45 Intervalo.
09:45 - 11:00 ISO9001:2008. Item 8 - Monitoramento e medição (continuação).
11:00 - 11:15 Intervalo.
11:15 - 12:30 ISO9001:2008. Estudo de casos. Encerramento.
| Departamento de Engenharia Química | Setor de Tecnologia | ALEXANDRE KNESEBECK | 08-10-2016 | 22-10-2016 | |
2016 | Curso de Extensão | Português Brasileiro como Língua Estrangeira: Nível Básico II - 2016B | | O nível Básico 2 revisa os conteúdos dados no curso Básico 1 e avança na construção do conhecimento da língua
trabalhando com temas como a identidade e experiências do passado. Em relação à compreensão e à produção escrita, os
alunos serão apresentados a textos descritivos/informativos, com pequenos trechos de opinião, sobre os tópicos
trabalhados. No nível Básico II desenvolveremos os seguintes tópicos e conteúdos gramaticais:
1. Revisão dos conteúdos do curso Básico 1
2. Biografia e autobiografia (apresentação pessoal mais detalhada, uso do presente do indicativo, introdução do pretérito
perfeito)
3. Primeiras impressões (pretérito perfeito, introdução ao pretérito imperfeito)
4. Infância (comparação dos usos do pretérito perfeito e do pretérito imperfeito, conectores discursivos para a narração das
histórias pessoais, vocabulário adequado ao tópico)
5. Moradia (introdução do vocabulário de partes da casa e seus componentes, descrição simplificada de móveis,
vocabulário pertinente)
6. Alimentação (extensão do vocabulário apresentado no Básico 1, simulação de situações em restaurantes e ambientes
parecidos; introdução da discussão sobre regência verbal de verbos como "gostar", "ir", "chegar", etc.
7. Lazer (textos descritivos e informativos, com expressão simplificada de opiniões, apresentação das opções de lazer da
cidade; produção textual breve; introdução ao sistema de pontuação). | Aposentados | Unidade de Benefícios do DAP | MARIA JOSE GNATTA DALCUCHE FOLTRAN | 20-08-2016 | 17-12-2016 | |
2016 | Curso de Extensão | POLÍTICAS E INSTRUMENTOS PARA FINANCIAMENTO DO DESENVOLVIMENTO URBANO | | ? MÓDULO 1: Fundamentos da gestão social da valorização; Funcionamento mercado de terras; Mais-valias fundiárias (geração, apropriação e utilização).
Carga horária = 4h
? MÓDULO 2: Contribuição de Melhoria (CM): Conceito; Prática do instrumento.
Carga horária = 7h
? MÓDULO 3: Outorga Onerosa do Direito de Construir (OODC): Conceito; Discussão sobre prática do instrumento.
Carga horária = 7h
? MÓDULO 4: Transferência do Direito de Construir (TDC): Conceito; Discussão sobre prática do instrumento.
Carga horária = 7h
? MÓDULO 5: Parcelamento, Edificação e Utilização Compulsória (PEUC): Conceito; Discussão sobre prática do instrumento
Carga horária = 7h
? MÓDULO 6: Evento finalização
Carga horária = 4h
CARGA HORÁRIA TOTAL= 36h
| Departamento de Arquitetura e Urbanismo | Setor de Tecnologia | GISLENE DE FÁTIMA PEREIRA | 21-09-2016 | 26-10-2016 | |
2016 | Curso de Extensão | Curso de Japonês para Fins Acadêmicos: Módulo 1 2016 | | Encontros aos sábados, das 9h às 12h30.
Os itens do programa devem ser compreendidos como eixos temáticos e não como conteúdos subsequentes. Nesse sentido, as funções comunicativas e elementos linguísticos estão envolvidos em dizeres e gêneros do discurso que envolvem diversos eixos temáticos, normalmente utilizados no âmbito das práticas letradas acadêmicas.
As funções comunicativas e elementos linguísticos envolvidos nas práticas sócio-verbais e os gêneros discursivos que envolvem a identificação do sujeito a partir de novas produções de sentido que estão associadas a inserção deste na(s) outra(s) cultura(s), com especial ênfase na vida universitária. | Departamento de Teoria e Prática de Ensino | Setor de Educação | FLÁVIO RICARDO MEDINA DE OLIVEIRA | 10-09-2016 | 10-12-2016 | |
2016 | Curso de Extensão | 1º Curso de Capacitação de Professores de Matemática para o Ensino com o apoio de Programação de Computadores | | 1 - Introdução à programação;
2 - Estado da arte em programação no ensino de matemática;
3 - Linguagem Logo e derivados;
4 - Scratch;
5 - Scratch e similares;
6 - Noções sobre Bootstrap e Computação Desplugada. | Departamento de Engenharias e Exatas | Setor Palotina | HELIO HENRIQUE LOPES COSTA MONTE ALTO | 10-09-2016 | 19-11-2016 | |
2016 | Curso de Extensão | Português Brasileiro como Língua Estrangeira: Básico II - 2016B | | O nível Básico 2 revisa os conteúdos dados no curso Básico 1 e avança na construção do conhecimento da língua
trabalhando com temas como a identidade e experiências do passado. Em relação à compreensão e à produção escrita, os
alunos serão apresentados a textos descritivos/informativos, com pequenos trechos de opinião, sobre os tópicos
trabalhados. No nível Básico II desenvolveremos os seguintes tópicos e conteúdos gramaticais:
1. Revisão dos conteúdos do curso Básico 1
2. Biografia e autobiografia (apresentação pessoal mais detalhada, uso do presente do indicativo, introdução do pretérito
perfeito)
3. Primeiras impressões (pretérito perfeito, introdução ao pretérito imperfeito)
4. Infância (comparação dos usos do pretérito perfeito e do pretérito imperfeito, conectores discursivos para a narração das
histórias pessoais, vocabulário adequado ao tópico)
5. Moradia (introdução do vocabulário de partes da casa e seus componentes, descrição simplificada de móveis,
vocabulário pertinente)
6. Alimentação (extensão do vocabulário apresentado no Básico 1, simulação de situações em restaurantes e ambientes
parecidos; introdução da discussão sobre regência verbal de verbos como "gostar", "ir", "chegar", etc.
7. Lazer (textos descritivos e informativos, com expressão simplificada de opiniões, apresentação das opções de lazer da
cidade; produção textual breve; introdução ao sistema de pontuação).
| Aposentados | Unidade de Benefícios do DAP | MARIA JOSE GNATTA DALCUCHE FOLTRAN | 20-08-2016 | 17-12-2016 | |
2016 | Curso de Extensão | Saúde Mental da Criança e Adolescente: capacitando trabalhadores do CAPSi Boa Vista | | 06/08 - sábado
8h às 11h- Aquecendo à formação profissional: itinerários participativos no trabalho em equipe. Quem somos? O que queremos? Qual a nossa proposta?
11h às 14h- O ser criança e adolescente: qual a nossa concepção desses sujeitos no CAPSi?
08/08- segunda-feira
8h às 10h30min- O lugar da brincadeira em um CAPSi? O que é ambiência? O brincar é terapêutico?
10h45min às 12h- O trabalho de núcleo e campo nos serviços da reforma psiquiátrica brasileira.
14h às 18h- A expressão infantil e o adolescer: crise, psicose, suicídio, medicação.
22/08- segunda-feira
8h às 12h- O uso de drogas e a saúde mental da criança e adolescente: vamos falar disso em rede? Conversando com os territórios.
14h às 18h- Os grupos e oficinas como dispositivos clínicos na infância e adolescência.
05/09 - segunda-feira
8h às 12h- Elaborando projetos terapêuticos singulares que dialoguem com a família, escola e assistência social.
14h às 18- Equipe e subjetividades: o que ELENA tem a nos ensinar?
Filme: ELENA (brasileiro).
| Departamento de Medicina Forense e Psiquiatria | Setor de Ciências da Saúde | SABRINA STEFANELLO | 06-08-2016 | 05-09-2016 | |
2016 | Curso de Extensão | Aprimoramento em práticas de modelagem do comportamento animal | | Estabeleciemnto de comportamentos-objetivo; programação de contingências de reforçamento; implementação de contingências de reforçamento; avaliação de intervenções comportamentais simples. | Departamento de Psicologia | SETOR DE CIENCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES - EXTINTO | BRUNO ANGELO STRAPASSON | 14-09-2016 | 30-11-2016 | |
2015 | Curso de Extensão | Produção de material didático de português como língua de acolhimento para professores do programa PBMIH | | O ensino de português para alunos migrantes tem grande carência de materiais didáticos e sua utilização é essencial para a prática de ensino. O planejamento das aulas muitas vezes ocorre concomitante a produção da proposta didática, por isso pensar o material didático envolve uma reflexão que engloba a perspectiva didático-metodológica e as práticas sócio-culturais a serem abordadas. A oficina será constituída de reflexão teórica, análise de materiais e confecção de atividades. | Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas | Setor de Ciências Humanas | FRANCISCO JAVIER CALVO DEL OLMO | 12-08-2015 | 09-09-2015 | |
2015 | Curso de Extensão | Lazer e cidades | | O curso se propõe a discutir questões da juventude e lazer, as formas de ocupação dos espaços de lazer, as brincadeiras antigas e as atividades contemporâneas de lazer e entretenimento. Isso como uma estratégia para a produção de metodologias e material didático para uso nas escolas públicas de diferentes níveis. | Departamento de Design | SETOR DE CIENCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES - EXTINTO | RONALDO DE OLIVEIRA CORRÊA | 29-05-2015 | 30-10-2015 | |
2016 | Curso de Extensão | Desenho de artefatos líticos | | A idéia do curso surge da constatação da carência de ensino teórico e prático sobre o preparo das ilustrações nas publicaões arqueologicas das últimas décadas. O desenho dos artefatos, longe de ser uma técnica ultrapassada, é de fundamental importância para a conduta sistemática da observação e sua correta divulgação nas revistas especializadas; ele pode integrar-se as técnicas fotográficas, microscópicas e fotogramétricas, gerando uma visão sintética dos objetos mais importantes (e mais frequentes) do registro arqueológico da pré-história. O curso deve ter uma duração suficiente ao aprendizado de varias técnicas de base alcançando um mínimo de 80 horas de ensino presencial. O equipamento individual é as custas dos alunos. Plano do curso:
1) Leitura técnica e morfológica dos objetos líticos pré-históricos
2) Levantamento em projeção ortogonal
3) Composição da prancha
4) Iluminação, teoria das sombras
5) Acabamento de nanquim com bico de pena
6) Esquema diacritíco e símbulos especiais
7) Representação integrada de uma industria lítica
8) Concexoes com fotografia, microscopia e fotogrametria
9) Layout de publicação
10) Leitura crítica da gráfica em arqueologia
Bibliografia essencial
- Dauvois M., 1996, Precis de dessin dynamique et structural des industries lithiques préhistoriques, FANLAC, Périgueux.
- Parenti F., 2001, The utility and meaning of stone-tools drawing, in: Beyond Tools, II Workshop on PPN Chipped Lithic Industries, I. Caneva, P. Biagi, C. Lemorini & D. Zampetti (eds), Berlin, Ex Oriente, 70: 107-111.
- Tixier J., Inizan M.L., Roche H., 1980, Préhistoire de la pierre taillée I. Terminologie et téchnologie, Publ. du centre de Rech. Arch. du CNRS, Centre Rég. de Publ. Sophia-Antipolis, Valbonne. | Departamento de Antropologia | SETOR DE CIENCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES - EXTINTO | FABIO PARENTI | 01-03-2016 | 15-06-2016 | |
2015 | Curso de Extensão | Inglês para Internacionalização - 2015/1 | | inglês para fins acadêmicos, inglês como língua estrangeira e inglês como língua internacional: distinções, concepções e desdobramentos; o uso de inglês como meio de instrução na UFPR: implicações políticas para a prática docente; inglês em eventos internacionais: a importância do contexto na determinação da proficiência. | Aposentados | Unidade de Benefícios do DAP | CLARISSA MENEZES JORDÃO | 20-06-2015 | 30-07-2015 | |
2016 | Curso de Extensão | A cultura como patrimônio da população caiçara e a constituição de um acervo para o trabalho em espaços escolares. | | O curso de extensão será organizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá e alcançará o maior número possível de educadoras e educadores do município que atuam nas turmas de ensino integral com a seguinte programação:
PRIMEIRO DIA (04 horas de atividades no período da tarde para a totalidade dos inscritos).
1. Apresentação do curso e atividades da semana.
2. Diálogo sobre os conceitos de cultura, patrimônio e identidade.
3. Distribuição das educadoras em três equipes temáticas para os próximos 03 dias de atividades: a) Horta agroecológica e Educação Ambiental, b) Patrimônio e Museologia Comunitária, c) Fandango e Identidade Local em Paranaguá.
SEGUNDO DIA (08 horas de atividades com uma equipe de cerca de 40 pessoas na Escola da Ponta do Caju).
1. No período da manhã elaboração coletiva de um Mapa Conceitual sobre o tema da educação ambiental e agroecológica, tendo como referência o conceito de cultura e o reconhecimento da dieta alimentar tradicional local para a criação de hortas agroecológicas no espaço escolar.
2. Ao longo da tarde vivência sobre a criação de hortas agroecológicas.
TERCEIRO DIA (08 horas de atividades com uma equipe de cerca de 40 pessoas no Museu de Arqueologia e Etnologia e na Casa Dacheux).
1. No período da manhã elaboração coletiva de um Mapa Conceitual sobre o tema da noção de Museu Comunitário como espaço educativo e didático nos espaços escolares e não escolares.
2. Ao longo da tarde Vivência a partir de Visitas Técnicas aos espaços museais existentes em Paranaguá.
QUARTO DIA (08 horas de atividades com uma equipe de cerca de 40 pessoas na Associação de Cultura Popular Mandicuéra).
1. Caminhada pela Ilha de Valadares até a Associação Mandicuéra.
2. Ao longo do dia elaboração coletiva de um Mapa Conceitual sobre as formas atuais de apropriação do fandango como expressão musical-coreográfica e festiva e identificação dos grupos de fandango existentes em Paranaguá.
| Coordenação da Câmara Curso de Tecnologia em Agroecologia | Setor Litoral | LUIZ ROGERIO OLIVEIRA DA SILVA | 16-02-2016 | 19-02-2016 | |
2015 | Curso de Extensão | Social Business Lab para Discentes Universitários | | O Curso constará de uma visita técnica orientada a comunidade previamente selecionada pela coordenação do curso, para reunião e reconhecimento da realidade e entrevista com pessoas da comunidade, visando a identificar e mapear determinada situação social que será, posteriormente, trabalhada pelos grupos em sala de aula, visando a elaboração de um plano de negócios sociais de impacto. O Curso será orientado pelo CEO da Yunus Negócios Sociais Brasil, Rogerio de Oliveira, para aplicação da ferramenta Social Business Lab. | Aposentados | Unidade de Benefícios do DAP | ANA LUCIA JANSEN DE MELLO DE SANTANA | 09-11-2015 | 10-11-2015 | |
2016 | Curso de Extensão | Temas, objetos e fontes em História da Educação | | 1. História, História da Educação e a Linha de História e Historiografia da Educação (PPGE-UFPR)
2. História e Cultura Material Escolar
3. Arquitetura Escolar: possibilidades de pesquisa histórica
4. Saúde e trabalho como temas de história da educação
5. História da Educação na ditadura civil-militar
6. A educação da criança pela família: problemas e fontes
7. Ensino de História da Educação: temas e metodologia
8. Fotografia e Educação: possibilidades de pesquisa histórica
9. Os ego-documentos (memórias, autobiografias e diários) como fontes para a história da escolarização da criança
10. História dos intelectuais: Eny Caldeira
11. História, imprensa e impressos
12. Arquivos e acervos escolares | Departamento de Teoria e Prática de Ensino | Setor de Educação | NADIA GAIOFATTO GONÇALVES | 09-04-2016 | 09-07-2016 | |
2015 | Curso de Extensão | Reconstruindo práticas que vinculam gênero, cultura, trabalho e escola. | | A presente proposta de curso de extensão será trabalhada em três etapas presenciais (3 dias = 72horas) a serem realizadas em abril, julho e novembro; 40 horas à distancia para Grupo de estudos das leituras teóricas nas escolas; 20 horas para o desenvolvimento prático de atividades com os alunos em sala de aula = 130.
Nestas etapas o Curso buscará, de forma articulada, trabalhar os seguintes temas:
- Os processos de produção e reprodução dos regimes de gênero patriarcais dentro da cultura camposesa, na organização da vida e do trabalho, buscando compreender sua relação com o desenvolvimento do sistema capitalista.
- As relações de classe e de gênero a partir da categoria de poder.
- O papel da escola e das diferentes instituições na produção, reprodução e transformação da ideologia e do habitus (Bourdieu) de gênero.
- A importância do trabalho da escola no aprofundamento das questões de gênero e sexualidade.
- O percurso de reflexões e práticas que incorporam o processo de transformação das relações de gênero como intencionalidade politica e pedagógica construída na relação escola e luta social do MST.
| Departamento de Planejamento e Administração Escolar | Setor de Educação | SONIA FÁTIMA SCHWENDLER | 03-04-2015 | 15-12-2015 | |
2015 | Curso de Extensão | Fotografia e Video com Câmeras DSLR | | Elementos da exposição, obturador, diafragma, ISO, valor de exposição, fator de corte, tipos de iluminação, linguagem visual e audiovisual, composição, filtros, técnicas como light painting, panning, uso criativo do obturador, fotografia HDR, fotografia panorâmica, diferenças entre fotografar e filmar com câmeras DSLR | | | CASSIA LORENZA MUGINOSKI | 25-08-2015 | 24-11-2015 | |
2015 | Curso de Extensão | Gestão de conteúdo midiático com o Sistema de Apoio à Comunicação Integrada | | O curso visa popularizar a utilização do recursos do Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) para gestão de conteúdos midiáticos. Com isso, pretende contribuir para capacitação de usuários em torno de uma tecnologia open source, criada por integrante do corpo docente da UFPR e utilizada e aprimorada na Instituição. A organização da atividade é proposta tendo em vista apresentar a interface e seus recursos, gerenciar informações de pessoas, instituições e demandas informacionais, configurar e integrar sistemas de difusão de conteúdo e redes sociais e criar e difundir produtos informacionais.
Foco do curso, o SACI é um software livre voltado para gestão de produção midiática. Trata-se de uma aplicação web com um modelo de negócios voltado para o domínio da Comunicação, com especializações no âmbito do Jornalismo, Comunicação Organizacional, Produção Gráfica, Fotografia e Gestão da Informação. Ele oferece uma única interface para gestão de produtos para diferentes mídias, sejam elas impressa, radiofônica, televisiva ou baseada na Internet, como ocorre na produção de boletins para e-mails ou na publicação de notícias em sites, portais e redes sociais.
A atividade integra as ações do Grupo de Pesquisa Aplicada em Ciência, Informação e Tecnologia e do Laboratório de Mídias para Educação do Curso de Gestão da Informação da UFPR, que têm, dentre outras perspectivas, o estudo e estabelecimento das boas práticas da aprendizagem contínua e do fazer na organização e administração dos recursos necessários à formação de equipes e escolha de metodologias e tecnologias.
Programação:
04/11/2015, das 14h às18h: aula teórica;
05/11/2015, das 14h às 18h: exercício prático de atualização de gestão de conteúdo usando SACI;
06/11/2015, das 14h às 18h: exercício prático de atualização de gestão de conteúdo usando SACI. | Departamento de Ciência e Gestão da Informação | Setor de Ciências Sociais Aplicadas | RODRIGO EDUARDO BOTELHO FRANCISCO | 04-11-2015 | 06-11-2015 | |
2015 | Curso de Extensão | INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DA PERFORMANCE ART | | Este curso de extensão visa apresentar a linguagem da performance através de atividades teórico-práticas, a partir de uma perspectiva ampla, abarcando não somente a dança, música, artes visuais, teatro e suas hibridações, quanto ações e atividades que não são frequentemente associadas ao campo das artes, mas que podem ser vistas como atitudes performativas pelo modo como se constituem em relação a problemáticas e contextos socioculturais específicos. A oficina tem carácter teórico pratico e investiga processos de composição de performances, estimulando os participantes a desenvolver seu próprio processo criativo, a partir das referências e problemáticas levantadas.
| Coordenação da Câmara Curso de Artes | Setor Litoral | MICHELE LOUISE SCHIOCCHET | 17-11-2015 | 26-11-2015 | |
2015 | Curso de Extensão | OFICINA EM QUÍMICA 4a Edição | | Uma única turma será ofertada no período.
Programação:
Realização de Experimento em Laboratório de Química
Organização de relatório na forma escrita
Preparação e apresentação de seminário | Aposentados | Unidade de Benefícios do DAP | MARIA APARECIDA BIASON GOMES | 04-11-2015 | 20-11-2015 | |
2016 | Curso de Extensão | Planejamento e Operação de Processos em Batelada | | No curso de Engenharia Química são estudados muitos processos industriais e as operações unitárias correspondentes. Na imensa maioria dos casos, são analisados apenas casos nos quais o trabalho é feito de forma contínua; no entanto, é muito comum haver processos ou operações que transcorrem de forma descontínua, isto é, ocorrem em ciclos, chamados geralmente de bateladas. Exemplos típicos destes casos acontecem na indústria alimentícia, na indústria farmacêutica, na química fina, ou, de maneira geral, em processos com quantidades relativamente pequenas ou que envolvam um grande número de produtos diferentes. Entre as operações mais comuns que podem ocorrer de forma descontínua merecem destaque a filtração, a cristalização e a destilação, além dos reatores em batelada. Uma atenção especial será dada para a minimização do uso de água ou de soluções utilizadas nesses processos. Além do estudo das principais operações unitárias e da análise energética dessas situações, o curso apresenta estudo de casos (com resolução de exercícios) e também introduz a modelagem dessas operações.
O programa do curso contempla os seguintes itens:
1. Introdução (1 h 30 min)
2. Gantt, planejamento e programação (1 h)
3. Cristalização (1 h)
4. Reatores (1 h)
5. Modelagem (variáveis) (30 min)
6. Uso do software SuperPro (1 h 30 min)
7. Aplicações de operações batelada (1 h)
8. Armazenamento intermediário (30 min)
9. Minimização no usos de águas (2 h)
10. Destilação (1 h 30 min)
11. Integração Energética (1 h)
12. Pinch Energético (1 h 30 min)
13. Water Pinch (1 h)
Este curso analisará aspectos gerais destes casos citados, com ênfase para a otimização no uso e na operação dos equipamentos descontínuos. | Departamento de Engenharia Química | Setor de Tecnologia | MÔNICA BEATRIZ KOLICHESKI | 22-02-2016 | 25-02-2016 | |
2015 | Curso de Extensão | PROJETO DE PONTES. | | Projeto e dimensionamento de pontes e obras de arte especiais, para rodovias e ferrovias. Considerando a morfologia, cargas aplicadas, modelo de cálculo e análise, exemplos de projetos. Metodologias construtivas e sistemas de manutenção e gerenciamento das obras de arte especiais | Departamento de Construção Civil | Setor de Tecnologia | MAURO LACERDA SANTOS FILHO | 01-12-2015 | 10-12-2015 | |
2015 | Curso de Extensão | La argentinidad al palo | | 1. Argentina: que país é esse?
- Apresentação geral do país e sua cultura;
- Rompendo estereótipos.
2. A paixão pelo futebol em Memorias de um Wing derecho e Metegol.
- Debate sobre o conto “Memorias de um Wing derecho”, de Fontanarrosa, e o filme “Metegol”, de Juan José Campanella.
3. Do mate ao asado: pratos e bebidas tradicionais da Argentina.
- Mate e sua tradição;
- Comidas e bebidas do dia a dia
4. A representação da cidade de Buenos Aires em Medianeras.
- Debate sobre a representação do espaço urbano e as relações pessoais na cidade de Buenos Aires no filme “Medianeras”, de Gustavo Taretto.
5. História e memória argentina: um passado que se faz presente
- Ditadura militar na Argentina e Las abuelas de la plaza de Mayo
- As marcas deixadas pelo combate nas Ilhas Malvinas
6. Expressões e palavrões argentinos
- Expressões idiomáticas e suas origens
- O lunfardo e as palavras “al vesre”
- Voseo;
- Palavrões. | Departamento de Teoria e Prática de Ensino | Setor de Educação | FERNANDA SILVA VELOSO | 15-02-2015 | 27-02-2015 | |
2016 | Curso de Extensão | METODOLOGIAS DE INSPEÇÃO DE OBRAS DE ARTE ESPECIAIS | | Inspeção de Pontes: metodologias de inspeção rotineira e excepcional de obras de arte especiais, equipamentos e recursos. Métodos de avaliação. Pré inspeção, cadastramento em sistemas de gestão de OAE's. Ensaios não destrutivos. Avaliação de cargas e vida útil. | Departamento de Construção Civil | Setor de Tecnologia | MAURO LACERDA SANTOS FILHO | 10-03-2016 | 20-03-2016 | |
2013 | Curso de Extensão | Formação em Espanhol para fins Acadêmicos - Modalidade EaD I | | Os itens do programa devem ser compreendidos como eixos temáticos e não como conteúdos subsequentes. Assim são eixos programáticos gerais:
Quem sou, o que faço e o que pretendo fazer;
Onde vivo: aspectos espaciais e identitários;
De onde venho: aspectos históricos, culturais e espaciais;
A língua espanhola e sua inserção no mundo: aspectos geográficos, políticos e culturais;
As funções comunicativas e elementos linguísticos envolvidos nesses dizeres e os gêneros do discurso que envolvem a identificação do sujeito, sua origem e identidades culturais, normalmente utilizados no âmbito das práticas letradas acadêmicas.
As funções comunicativas e elementos linguísticos envolvidos nas práticas sócio-verbais e os gêneros discursivos que envolvem a identificação do sujeito a partir de novas produções de sentido que estão associadas à inserção deste na(s) outra(s) cultura(s).
Para cada módulo estão previstos itens mais detalhados do programa que deverão constar dos relatórios parciais e/ou finais.
| Departamento de Teoria e Prática de Ensino | Setor de Educação | DEISE CRISTINA DE LIMA PICANÇO | 26-01-2013 | 30-09-2013 | |
2011 | Curso de Extensão | Formação em Francês para Fins Acadêmicos | | Os itens do programa devem ser compreendidos como eixos temáticos e não como conteúdos subseqüentes. Assim são eixos programáticos gerais:
Quem sou, o que faço e o que pretendo fazer;
Onde vivo: aspectos espaciais e identitários;
De onde venho: aspectos históricos, culturais e espaciais;
A língua francesa e sua inserção no mundo: aspectos geográficos, políticos e culturais;
As funções comunicativas e elementos lingüísticos envolvidos nessas práticas socio-verbais e os gêneros do discurso que envolvem a identificação do sujeito, sua origem e identidades culturais, normalmente utilizados no âmbito das práticas letradas acadêmicas.
As funções comunicativas e elementos lingüísticos envolvidos nas práticas sócio-verbais e os gêneros discursivos que envolvem a identificação do sujeito a partir de novas produções de sentido que estão associadas à inserção deste na(s) outra(s) cultura(s).
Para cada módulo estão previstos itens mais detalhados do programa que deverão constar dos relatórios parciais e/ou finais.
| Departamento de Teoria e Prática de Ensino | Setor de Educação | DEISE CRISTINA DE LIMA PICANÇO | 13-08-2011 | 30-07-2014 | |
2013 | Curso de Extensão | Análise e produção de materiais didáticos para o ensino de ciências do Solo | | - Apresentação dos participantes e do curso (etapas e procedimento metodológico);
- Aplicação dos mapas conceituais iniciais e formação dos grupos;
- Avaliação do livro didático (em grupos com roteiro pré-estabelecido) e registro escrito;
- Estabelecimento das relações conceituais com a realidade local;
- Discussão e elaboração dos experimentos em grupo;
- Fundamentação teórica sobre aspectos conceituais do solo (definição, funções, composição, perfil e morfologia, formação, conservação, solos do litoral do Paraná);
- Montagem, discussão e demonstração dos experimentos propostos pelos grupos;
- Reavaliação do livro didático e elaboração das conclusões;
- Aplicação dos mapas conceituais finais.
- Montagem do material didático de apoio; | Coordenação da Câmara Curso de Ciências | Setor Litoral | VALENTIM DA SILVA | 29-05-2013 | 25-09-2013 | |
2013 | Curso de Extensão | NATAÇÃO E ATIVIDADES AQUÁTICAS | | CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. FILOSOFIA, HISTÓRIA, CIÊNCIA E ARTE DA NATAÇÃO - FUNDAMENTOS
2. OS QUATRO NADOS – CRAWL, PEITO, COSTAS E BORBOLETA
3. HIDROGINÁSTICA, HIDROTREINAMENTO E HIDROTERAPIA
4. RECREAÇÃO AQUÁTICA
5. MARATONAS AQUÁTICAS – TRAVESSIA EM ÁGUAS ABERTAS | Coordenação da Câmara Curso de Linguagem e Comunicação | Setor Litoral | FABIO DE CARVALHO MESSA | 19-10-2013 | 07-12-2013 | |
2013 | Curso de Extensão | Agroecologia Urbana: aprendizagem colaborativa | | A troca de experiências na organização dos quintais produtivos possibilita que todos ensinem e aprendam durante as atividades propostas, referentes a compostagem, espirais de ervas, forno solar, sementes crioulas e plantas regionais subutilizadas. As temáticas discutidas, lidas, e aplicadas cada dia em um quintal possibilida a difusão das práticas agroecológicas dentro do espaço urbano e a melhoria da qualidade de vida das famílias envolvidas. Bem como contribui para formação dos estudantes com temáticas do curso de Agroecologia e vivência na comunidade.
Programação:
23/11/2013 - apresentação do grupo, trocas de mudas e planejamento das ações - 6h
30/11/2013 - Compostagem e espiral de ervas - 8h
07/12/2013 - Forno Solar e consumo de plantas regionais - 8h
14/12/2013 - práticas tradicionais e sementes crioulas - 8 h
| Coordenação da Câmara Curso de Tecnologia em Agroecologia | Setor Litoral | CRISTIANE ROCHA SILVA | 23-11-2013 | 14-12-2013 | |
2013 | Curso de Extensão | PORTUGUÉS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS EM VULNERABILIDADE SOCIAL INTERMEDIÁRIO | | Nível: Intermediário
Compreensão auditiva, produção oral, leitura e produção escrita usando estruturas gramaticais intermediárias que permitem a comunicação, produção e compreensão, trabalhando com as seguintes competências comunicativas:
1. Exercitar a compreensão auditiva através de reportagens de TV e rádio.
2. Expressar opinião e fazer reclamações através de textos curtos, e-mails e cartas informais.
3.Ampliar vocabulário através da leitura de textos informativos de gêneros diversos, curtos ou médios.
4.Reconhecer a expressão de vontade, condição e hipótese através do subjuntivo e suas respectivas conjunções, locuções conjuntivas e períodos mais complexos.
5. Relatar experiências e expectativas relativas a gênero, trabalho, dinheiro e educação e meio-ambiente.
6.Produzir textos informativos de gêneros diversos que comparem as diferenças culturais entre o Brasil e o país dos aprendizes.
7.Diferenciar enunciados que marcam claramente situações de formalidade e informalidade, tanto na fala quanto na escrita.
| Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas | Setor de Ciências Humanas | JOAO ARTHUR PUGSLEY GRAHL | 09-11-2013 | 15-03-2014 | |
2013 | Curso de Extensão | PORTUGUÉS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS EM VULNERABILIDADE SOCIAL AVANÇADO | | Nível: Avançado
Visa à compreensão auditiva, produção oral, leitura e produção escrita usando estruturas gramaticais complexas que permitem a comunicação, produção e compreensão, trabalhando com os seguintes objetivos:
1. Leitura e produção de textos orais e escritos com o uso de estruturas lingüísticas complexas que exprimam domínio da língua portuguesa em níveis diversos de formalidade e informalidade, por meio de repertório também diverso.
2.Reestruturação de textos de opinião e de informação, observando os aspectos discursivos (interlocutor, intenção, lugar social de quem fala).
3.Revisão de estruturas gramaticais da língua portuguesa (concordância verbal e nominal, regência, índices de determinação e indeterminação, posição dos advérbios na sentença e abrangência de seus significados...) que se apresentem agramaticais nos textos orais e escritos dos alunos.
4.Uso de modo infinitivo pessoal e seus equivalentes sintáticos.
5.Apresentação oral de leituras individuais de obras da literatura brasileira.
| Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas | Setor de Ciências Humanas | JOAO ARTHUR PUGSLEY GRAHL | 09-11-2013 | 15-03-2014 | |
2013 | Curso de Extensão | Avaliação Física e Funcional do Idoso | | Serão realizados 05 encontros com 4 horas de duração cada um. Os encontros ocorrerão as segundas, quartas e sextas-feiras das 13:30 as 17:30 no Departamento de Educação Física. As atividades teóricas e práticas serão realizadas no Centro de Estudos do Comportamento Motor (CECOM). Os temas de cada encontro serão:
1- Envelhecimento e sistema neuromuscular (conceitos;aplicações e métodos de avaliação);
2- Envelhecimento e controle postural (conceitos;aplicações e métodos de avaliação);
3- Envelhecimento e funcionalidade (conceitos;aplicações e métodos de avaliação);
4- Envelhecimento e problemas ósteoarticulares (conceitos;aplicações e métodos de avaliação);
5- Exercício físico e envelhecimento: propostas de intervenção;
| Departamento de Educação Física | Setor de Ciências Biológicas | PAULO CESAR BARAUCE BENTO | 05-08-2013 | 14-08-2013 | |
2015 | Curso de Extensão | EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ARTE, RECICLAGEM E TINGIMENTO NATURAL | | Este curso de extensão tem por finalidade desenvolver sobre os princípios fundamentais da Educação Ambiental e propor práticas e reflexões relacionadas com as Artes Visuais, com a criação de produtos a partir da reciclagem e do tingimento natural.
Programação:
-Introdução a Educação Ambiental, princípios, questionamentos, propostas e ações.
Oficina de construção tridimensional com materiais recicláveis: Conscientização, sensibilização e valorização dos materiais recicláveis. Criação tridimensional com materiais recicláveis.
- Tingimento natural como meio de consciencização ambiental, reflexoes de consumo, degradação ambiental da indústria da moda e práticas agroecológicas. Criação de peças tingidas naturalmente.
| Coordenação da Câmara Curso de Artes | Setor Litoral | CARLA BEATRIZ FRANCO RUSCHMANN | 07-04-2015 | 29-04-2015 | |
2013 | Curso de Extensão | Mídia-Educação: articulação de saberes educacionais e elementos midiáticos | | O curso de extensão "Mídia-Educação: articulação de saberes educacionais e elementos midiáticos" é fruto do Projeto de Aprendizagem de Charlotte France Rieger Neves de Couto Melo e Patríca Jacinto Tarachuka, cujo objetivo é utilizar a abordagem da mídia-educação na perspectiva interdisciplinar na educação formal nos diversos níveis e modalidades de ensino. Assim, o presente curso visa a partilhar os estudos realizados no sentido de contribuir para licenciandos e estudantes de bacharelados/tecnólogo que possuam o eixo educacional em seu projeto pedagógico. | | | DAVID JOSÉ DE ANDRADE SILVA | 29-10-2013 | 26-11-2013 | |
2013 | Curso de Extensão | Formação em Espanhol para Fins Acadêmicos - Modalidade EaD II | | Os itens do programa devem ser compreendidos como eixos temáticos e não como conteúdos subsequentes. Assim são eixos programáticos gerais:
Quem sou, o que faço e o que pretendo fazer;
Onde vivo: aspectos espaciais e identitários;
De onde venho: aspectos históricos, culturais e espaciais;
A língua espanhola e sua inserção no mundo: aspectos geográficos, políticos e culturais;
As funções comunicativas e elementos linguísticos envolvidos nesses dizeres e os gêneros do discurso que envolvem a identificação do sujeito, sua origem e identidades culturais, normalmente utilizados no âmbito das práticas letradas acadêmicas.
As funções comunicativas e elementos linguísticos envolvidos nas práticas sócio-verbais e os gêneros discursivos que envolvem a identificação do sujeito a partir de novas produções de sentido que estão associadas à inserção deste na(s) outra(s) cultura(s).
Para cada módulo estão previstos itens mais detalhados do programa que deverão constar dos relatórios parciais e/ou finais.
| Departamento de Teoria e Prática de Ensino | Setor de Educação | DEISE CRISTINA DE LIMA PICANÇO | 07-12-2013 | 07-06-2014 | |
2013 | Curso de Extensão | A PESQUISA NA ÁRE DE LETRAS - O ARQUIVO INÉDITO DO ESCRITOR > LIMA BARRETO NA BIBLIOTECA NACIONAL DO RIO DE JANEIRO | | O curso será realizado no dia 22/11/2013 no Centro Cultural UFPR Litoral no período das 08h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30 e será ministrado por Msc. Cristiano Mello de Oliveira (doutorando em Literatura - UFSC-Capes). | Divisão de Acompanhamento e Avaliação de Serviços Terceirizados | Departamento de Logística | RENATA PLETSCH REIS FORBECI | 23-11-2013 | 23-11-2013 | |
2013 | Curso de Extensão | Oficina de Caligrafia | | a. Introdução à caligrafia.
a.1. Origem e desenvolvimento da escrita ocidental.
a.2. Principais escritas na história ocidental.
a.3. Elementos do estilo caligráfico.
a.4. Materiais para caligrafia.
a.5. Apresentação de trabalhos de profissionais.
b. Tutorial para confecção de penad artesanais
c. Prática.
c.1. Exercícios de movimentos básicos de caligrafia.
c.2.Escrita Romana.
c.3. Escrita Gótica.
c.4. Escrita Itálica. | Departamento de Design | SETOR DE CIENCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES - EXTINTO | NAOTAKE FUKUSHIMA | 26-11-2013 | 28-11-2013 | |
2013 | Curso de Extensão | Neurociências e Educação | | Resumo: Nos últimos anos ocorreram grandes avanços na compreensão dos mecanismos envolvidos com Memória e Atenção e das desordens envolvidas com o Sistema Nervoso Central. Discussões acrescentam muito a formação acadêmica, bem como fornecem oportunidades aos profissionais de atualizar temas por eles já conhecidos, com um enfoque mais funcional. Além disso, devido ao fato de o curso ser aberto à comunidade em geral, ele é um meio de divulgação das Ciências Biológicas e Médicas.
Programação:
1ª Parte:1)Aula de abertura: "Neurociência Cognitiva"
2)Introdução à Fisiologia do sistema nervoso
2ª Parte:
1)Neurobiologia da Memória
2)Percepção e Atenção
3ª Parte:
1)Novas perspectivas no estudo da neurogênese no sistema nervoso adulto
| Departamento de Fisiologia | Setor de Ciências Biológicas | CLAUDIA MARIA SALLAI TANHOFFER | 10-12-2013 | 12-12-2013 | |
2015 | Curso de Extensão | 1ª Semana Acadêmica do Curso de Tecnologia em Gestão Pública | |
1º Painel 19h
2º Painel 20h30
1º dia 11/11/2013
Papel do Gestor Público contemporâneo
Profa. Dra. Angela Cassia Costaldello
Dr. Laerzio Chiezorin
2º dia 12/11/2013
O exercício da atividade de fiscalização do Tribunal de Contas
Dr. Elizeu de Moraes Correa
Dr. Fernando Augusto Mello Guimarâes
3º dia 13/11/2013
As finanças públicas e a Gestão Pública
Prof. Dr. Rodrigo Luis Kanayama
Prof. Dr. Egon Bockmann Moreira
| Assessoria Técnica da PRA | Pró-Reitoria de Administração | THIAGO LIMA BREUS | 11-11-2015 | 13-11-2015 | |
2013 | Curso de Extensão | Curso de Extensão Universitária Planejamento Cirúrgico e Protético em Implantodontia | | 1.Princípios biomecânicos dos implantes
2.Exame Clínico.
3.Radiologia aplicada à Implantodontia
4.Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico aplicada à Implantodontia
5.Preparo do Paciente para Cirurgia Guiada (Neoguide)
6.Visão geral do software para planejamento de Cirurgia Guiada
7.Atendimento de pacientes em Clínica para estabelecimento de Planos de Tratamento.
8.Seminário para planejamento dos casos apresentados em clínica.
CRONOGRAMA
03/2013 Princípios biomecânicos dos implantes – Atendimento a pacientes.
04/2013 Exame Clínico - Atendimento a pacientes.
05/2013 Radiologia aplicada à Implantodontia - Atendimento a pacientes.
06/2013 Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico aplicada à Implantodontia - Atendimento a pacientes.
07/2013 Preparo do Paciente para Cirurgia Guiada (Neoguide) - Atendimento a pacientes.
08/2013 Visão geral do software para planejamento de Cirurgia Guiada - Atendimento a pacientes.
09/2013 Seminário. Atendimento de pacientes em Clínica para estabelecimento de Planos de Tratamento.
10/2013 Seminário. Atendimento de pacientes em Clínica para estabelecimento de Planos de Tratamento.
11/2013 Seminário. Atendimento de pacientes em Clínica para estabelecimento de Planos de Tratamento.
12/2013 Seminário. Atendimento de pacientes em Clínica para estabelecimento de Planos de Tratamento.
01/2013 Seminário. Atendimento de pacientes em Clínica para estabelecimento de Planos de Tratamento.
02/2013 Seminário. Atendimento de pacientes em Clínica para estabelecimento de Planos de Tratamento.
| Departamento de Odontologia Restauradora | Setor de Ciências da Saúde | HELIO JOSE PAIVA PEREIRA | 01-03-2013 | 28-02-2014 | |
2014 | Curso de Extensão | Produção oral e percepção na Língua Alemã: da teoria à prática. | | - Aplicação de testes iniciais para verificação das dificuldades dos alunos na articulação e na percepção dos sons em alemão;
- Aplicação de questionário para levantamento de dados pertinentes ao desenvolvimento do curso;
- Apresentação das dificuldades levantadas nos testes;
- Apresentação contrastiva das vogais e das consoantes do alemão e do português, atentando para as dificuldades dos alunos brasileiros de alemão;
- Dinâmicas de leitura de palavras, frases e pequenos textos, em grupo e individual;
- Exercícios de produção oral (articulação) em sala de aula e em laboratório;
- Exercícios de percepção auditiva em laboratório;
- Exercícios de conversação em sala de aula;
- Aplicação de testes para verificar se houve melhora ou não, no que diz respeito a articulação e a percepção dos sons em alemão pelos alunos participantes do curso.
| Setor de Educação Profissional e Tecnológica | Reitoria | JORGE JOSE DE OLIVEIRA | 18-02-2014 | 30-04-2014 | |
2014 | Curso de Extensão | IMPROVISAÇÃO EM DANÇA MODERNA | | - DESENVOLVIMENTO E APRIMORAMENTO CRIATIVO:
- Exercícios de pesquisa e criação a partir dos princípios técnicos da dança moderna (espaço, tempo, forma, ritmo e movimento);
- Exercícios de desenvolvimento das habilidades de análise crítica. | Unidade de Dança da COC | Coordenadoria de Cultura | RAFAEL PACHECO | 28-03-2014 | 31-10-2014 | |
2014 | Curso de Extensão | COMPOSIÇÃO COREOGRÁFIA EM DANÇA MODERNA | | - Reflexões e exercícios sobre manipulação do movimento axial e locomotor.
- Exercícios de composição a partir de padrões corporais básicos.
- Análise e composição de movimentos a partir dos fatores: espaço, tempo, peso e fluxo.
- Pesquisa e manipulação da forma coreográfica. | Unidade de Dança da COC | Coordenadoria de Cultura | RAFAEL PACHECO | 28-03-2014 | 31-10-2014 | |
2014 | Curso de Extensão | Ensino de italiano como LE: teorizando a prática, praticando a teoria | | 1. Conceito de língua materna, segunda língua e língua estrangeira/adicional: situando o ensino de ILE;
2. Definição de metodologias, técnicas de ensino e abordagens;
3. Abordagens para o ensino de italiano;
4. Método ou pós-método? Discutindo a prática de ensino;
5. Materiais didáticos: livros didáticos; unidades didáticas; sequências didáticas; preparar o próprio material?
6. Habilidades linguísticas
6.1 Leitura: a relevância da leitura em italiano; abordagens e práticas de leitura; produção de atividades de leitura; tipos de atividades de leitura; o layout de atividades de leitura;
6.2 Compreensão oral: a relevância da compreensão oral em italiano; abordagens e prática de compreensão oral; formas de potencializar a compreensão oral em sala de aula; tipos de atividades de compreensão oral; layout de atividades de compreensão oral;
6.3 Produção escrita: a relevância da produção escrita; abordagens e práticas de produção escrita; tipos de atividades de produção escrita; procedimentos de condução de uma atividade escrita; correção de erros;
6.4 Produção oral: a relevância da produção oral em italiano; abordagens e práticas de produção oral; sobre o que falar e por quê? Tipos de atividades orais; fluência e precisão;
6.5 Gramática: o que é gramática; foco naS formaS X foco na forma; foco na forma e prática pedagógica; atividades para o foco na forma; que estruturas devem ser trabalhadas; quando atividades gramaticais devem ser introduzidas?
7. Práticas avaliativas | Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas | Setor de Ciências Humanas | PAULA GARCIA DE FREITAS | 11-02-2014 | 03-06-2014 | |
2013 | Curso de Extensão | PORTUGUÉS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE) PARA ALUNOS EM VULNERABILIDADE SOCIAL BÁSICO | | Nível: Básico
Criar situações que permitam ao aluno interagir em língua portuguesa, utilizando-se dos processos comunicativos orais e escritos. Competências comunicativas:
1.Apresentar-se pessoalmente (nome, origem/país, nacionalidade, idade, profissão, língua).
2.Narrar rotinas e descrever ações do cotidiano.
3.Apresentar e descrever pessoas (relações pessoais e interpessoais).
4.Descrever hábitos alimentares.
5.Pedir informações para se localizar ou dirigir-se para lugares.
6.Planejar, organizar e simular situações de compras, de trabalho, ou outras relevantes aos alunos.
| | SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS | JOAO ARTHUR PUGSLEY GRAHL | 12-11-2013 | 15-03-2014 | |
2013 | Curso de Extensão | Grupo de Estudos em Geografia do Paraná | | 1° Encontro: Geografia do Paraná e o Ensino de Geografia nas Escolas. Dia 06/09/2013 das 13h15 às 17h45 – Prof. Dra. Ângela Massumi Katuta.
2° Encontro: Ocupação e Urbanização do Litoral do Paraná; Aula de campo no ensino da Geografia: visita técnica ao Porto D. Pedro II. Dia 04/10/2013 das 13h15 às 17h45 – Prof. Esp. Adriano Moreira Trindade.
3° Encontro: O uso de Imagens de Satélites no Ensino de Geografia do Paraná. Dia 08/11/2013 das 13h15 às 17h45 – Prof. Dr. Marciel Lohmann.
4° Encontro: Os Solos no Estado do Paraná. Dia 22/11/2013 das 13h15 às 17h45 – Prof. Dr. Valentim da Silva.
5° Encontro: Apresentação de uma prática pedagógica aplicada em sala de aula sobre Geografia do Paraná. Dia 13/12/2013 das 13h15 às 17h45 – Profa. Dra. Ângela Massumi Katuta e Prof. Esp. Adriano Moreira Trindade. | Coordenação da Câmara Curso de Ciências | Setor Litoral | VALENTIM DA SILVA | 06-09-2013 | 13-12-2013 | |
2014 | Curso de Extensão | Extensão em Ortodontia | | Temas:
# Diagnóstico em Ortodontia
# Quando iniciar o Tratamento Ortodôntico?
# Discrepâncias Verticais
# Mordidas Cruzadas
# Aparelhos Removíveis
# Extrações em Ortodontia
| Departamento de Odontologia Restauradora | Setor de Ciências da Saúde | MARCO ANTONIO LOPES FERES | 18-03-2014 | 27-05-2014 | |
2014 | Curso de Extensão | Curso de Extensão em Nefrologia para Alunos da Graduação | | A programação consta de parte teórica com reuniões de discussão de casos clínicos de doenças renais e participação nas reuniões mensais da Sociedade Paranaense de Nefrologia. Paralelamente haverá as atividades práticas no Hospital de Clinicas, com acompanhamento de atividades ambulatoriais e hospitalares, realização de trabalhos científicos e participação de atividades do Dia Mundial do Rim, junto à comunidade. | Aposentados | Unidade de Benefícios do DAP | SERGIO GODOY MARKS | 07-04-2014 | 06-04-2015 | |
2013 | Curso de Extensão | XXII Curso de Solos para Professores do Ensino Fundamental | | - Composição do Solo
- Perfil e formação do solo
- Morfologia do solo
- Biologia do solo
- Conservação do solo
- Principais solos da região de Curitiba: tipos e ocorência na paisagem
- Discussão sobre o solo no material didático e estratégias para discussão deste conteúdo nos anos iniciais do ensino fundamental. | Aposentados | Unidade de Benefícios do DAP | VALMIQUI COSTA LIMA | 15-08-2013 | 10-10-2013 | |