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Extensão - Programas

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AnoTipoTítuloDescriçãoDescriçãoDepartamentoSetorNome ResponsávelPrevisão - InícioPrevisão - FimData Fim Atual
2913Programa de Extensão1ª SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICAAssessoria Técnica da PRAPró-Reitoria de AdministraçãoTHIAGO LIMA BREUS18-11-291329-11-2913
2010Programa de ExtensãoFormação inicial e continuada de professores de LEO programa oferece aos professores de língua inglesa em formação inicial (licenciandos) e continuada (professores formados e já atuando na rede pública) oportunidades para participar de atividades de formação de modo colaborativo, envolvendo desde o desenvolvimento da proficiência lingüística até a pesquisa de tendências contemporâneas no ensino e aprendizagem desta língua. Dentro do programa estão inseridos projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados tanto para os licenciandos do Curso de Letras da UFPR e das instituições parceiras, quanto para os professores da rede pública municipal e estadual. De escopo amplo, as ações deste programa abrangem a formação de professores desde seu período inicial, ao ingressarem nos cursos de licenciatura, até a continuidade de sua formação, com a participação e envolvimento de alunos dos cursos de pós-graduação das IES envolvidas, até quando do exercício profissional do professor já formado tanto nas escolas de educação básica quanto no ensino superior. Neste programa, estaremos desenvolvendo ações que integram licenciandos e professores experientes em grupos de pesquisa teórica e prática, levando os alunos de Letras à realidade das escolas públicas e trazendo os professores de inglês da rede pública à universidade, todos atuando de forma colaborativa com pesquisadores das IES envolvidas a fim de desenvolver ações que levem à melhoria do ensino público tanto na educação básica quanto na educação superior. Assim, este programa será desenvolvido de forma que todos os envolvidos (licenciandos, professores da educação básica e do ensino superior, e pesquisadores formadores de professores) contribuam para a melhoria do processo educacional em todas as suas etapas: contaremos com a experiência de professores da educação básica para aperfeiçoar não apenas o ensino/aprendizagem de inglês em seus espaços de atuação mais direta, como também o processo de formação inicial, refletindo sobre a relevância de sua formação inicial e a formação inicial que estão recebendo os licenciandos participantes do programa; contaremos com a experiência dos licenciandos para refletirmos sobre as práticas de formação a que estão sendo submetidos em sua educação profissional, bem como sobre aquilo que idealizam para o ensino/aprendizagem de inglês nas escolas públicas; contaremos também com a experiência dos pesquisadores formadores de professores e suas próprias experiências enquanto professores, formadores e pesquisadores. A partir de todos estes contextos e as visadas específicas que trazem, cruzaremos essas várias vozes e pensaremos em alternativas para a formação de professores, que serão desenvolvidas pelos participantes em seus contextos, e analisadas como alternativas para o aperfeiçoamento do ensino em seus vários níveis.Departamento de Letras Estrangeiras e ModernasSetor de Ciências HumanasREGINA CELIA HALU02-03-201015-12-2014
2014Programa de ExtensãoPROGRAMA DE ATENÇÃO A CRIANÇA COM RISCO ESTABELECIDO AO DESENVOLVIMENTO - PRACRIANÇA- As ações realizadas pelo serviço de Psicologia/Educação do Ambulatório da Síndrome de Down do HC da UFPR (criado em 1997), originaram a ideia da criação de um Programa de Extensão voltado à criança com risco estabelecido ao desenvolvimento –PRACRIANÇA. O programa aqui proposto articula-se a outro (sub)projeto de extensão (Família, escola e inclusão) e será desenvolvido em parceria: com profissionais de diferentes áreas ou outras instituições e com estudantes em formação nos curso lato e stricto sensu. Envolve uma equipe interdisciplinar composta por médicos, psicólogos, pedagogos, assistente social, dentre outros. Objetivos: Oportunizar atenção, prevenção e promoção do desenvolvimento de crianças com risco estabelecido; organizar os diagnósticos, identificar fatores de risco e proteção ao desenvolvimento; atender aos pais, relacionar as suas dificuldades no cuidado parentais e nas práticas educativas estabelecendo estratégias de ação; levantar as dúvidas mais frequentes que os pais tem sobre o desenvolvimento do filho; organizar um material com informações que possa ser disponibilizado a comunidade. População: A comunidade atendida inclui crianças e adolescentes com síndrome de Down ou outra situação de risco estabelecido ao desenvolvimento (outra síndromes, crianças prematuras, dentre outras), suas famílias, e escolas. A faixa etária de recém-nascido e se estendendo até o início a adolescência. Local: As ações serão desenvolvidas no Hospital de Clínica na UFPR, no setor de Pediatria (SAM 11), no Ambulatório da Síndrome de Down e no Labebê (Laboratório de Estimulação e Atenção precoce de Bebê do Setor de Educação da UFPR). Método: O atendimento da criança e seus pais será feito no Ambulatório de Pediatria /Ambulatório da Síndrome de Down do HC/UFPR ou por alguma escola Municipal que busque o programa. Nesse primeiro momento serão levantadas as condições de desenvolvimento e os fatores de risco através do instrumento: Organização Diagnóstica para a Atenção Precoce (ODAP, 2008), versão espanhola traduzida para o português (que será validado para a nossa população) e/ou outro que possa atender o propósito. Serão traçadas estratégias de proteção e redução da situação de vulnerabilidade, incluindo orientações e estimulação ao desenvolvimento, acompanhamento da vida escolar e inclusão, ou orientação familiar. Neste caso, as crianças e as famílias serão encaminhadas para o projeto de extensão vinculado ao programa. Pretende-se fazer um levantamento e registro das dúvidas mais frequentes que os pais tem sobre o desenvolvimento do filho e organizar um material de apoio para ser distribuído à comunidade. Resultados: Espera-se ganhos tanto no âmbito de ensino, quanto da pesquisa e da extensão, caracterizada pela integração da ação desenvolvida à formação do estudante que será contextualizada à realidade desta população, além da produção e difusão de novos conhecimentos e novas metodologias, de modo a configurar a natureza extensionista da proposta que será interdisciplinar, interinstitucional e interprofissional. As ações do ambulatório da Síndrome de Down já existem há 17 anos, com mais de 3 mil pacientes em acompanhamento longitudinal, com a criação do programa de extensão pretende-se ampliar a comunidade atendida para outras patologias, melhorar a qualidade do atendimento oferecido a criança, a família e as escolas na área de psicologia e educação.Departamento de Teoria e Fundamentos da EducaçãoSetor de EducaçãoMARIA DE FÁTIMA JOAQUIM MINETTO05-05-201405-05-2018
2012Programa de ExtensãoAqüicultura SustentávelDentro do cenário mundial, a aquicultura tem se mostrado como uma das atividades agropecuárias mais promissoras, chegando ao crescimento de 12,9% ao ano em 2009. Enquanto isso, a aquicultura brasileira apresentou taxa de crescimento de 9% entre os anos de 2005 a 2010. Além disto, esta atividade tem-se destacado também pela geração de emprego direto e indireto e pela ampla e complexa relação econômica com outras atividades. Apesar deste desenvolvimento, nos últimos anos a aqüicultura tem enfrentado problemas relacionados à alimentação, qualidade da água, doenças infecciosas e parasitárias com significativos prejuízos econômicos devido à intensificação do cultivo. A ausência de um controle rigoroso de despesas e receitas, as falhas no processo produtivo, a falta de acompanhamento técnico podem comprometer toda cadeia produtiva. A falta dessas informações coloca a aquicultura sem a real condição de tomar decisões que envolvem a atividade. Neste sentido, o Programa Aquicultura Sustentável, propõe-se como uma alternativa para assegurar sustentabilidade da cadeia produtiva, auxiliando na contribuição da aqüicultura no fomento à agricultura familiar e segurança alimentar no município de Palotina. Este programa será composto por varias frentes de trabalho, tais como: acompanhamento técnico de piscicultores , repasse e inovação tecnológica da cadeia produtiva, fomento a novas culturas como a ranicultura e carcinicultura e auxilio nos processos de licenciamento ambiental da atividade no município. Coordenação do Curso de Engenharia de Aquicultura - PalotinaSetor PalotinaCARLOS EDUARDO ZACARKIM01-05-201201-04-2016
2014Programa de ExtensãoFestival de Inverno da UFPR em AntoninaO Festival de Inverno da UFPR constitui uma articulação entre as linguagens artísticas vividas por meio do exercício e fruição de bens e conteúdos culturais em espaços diversos aos museus, salas de concertos e ateliês. Isso via os circuitos de exposições, concertos e apresentações culturais, oficinas e vivências artísticas realizadas em Antonina-PR e voltadas para públicos de diferentes idades.Departamento de DesignSETOR DE CIENCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES - EXTINTORONALDO DE OLIVEIRA CORRÊA17-03-201405-12-2022
2013Programa de ExtensãoPrograma de Desenvolvimento Urbano e RegionalO Programa de Desenvolvimento Urbano e Regional busca contribuir com as dimensões investigativas e interventivas referentes à questão urbana e suas múltiplas expressões na realidade local e regional, bem como as redes de relações que se estabelecem junto as políticas públicas setorias urbanas e controle social. Tais ações envolvem os agentes públicos, participantes de movimentos sociais, de organizações não-governamentais, de conselhos gestores, alunos, docentes e técnicos da Universidade Federal do Paraná, dando centralidade à complexidade das contradições e desafios colocados a efetivação da Política de Habitação de Interesse Social (PHIS) e sua mediação com as demais políticas intersetoriais (saneamento, regularização fundiária, transporte e mobilidade urbana) e dos processos políticos que culminaram nos marcos legais do direito à cidade. A partir das ações extensionistas, pretende adensar as relações entre teoria e prática na formação dos estudantes, dos agentes públicos e da sociedade civil através do empoderamento em direção ao direito à cidade. Tomará como espaços de intervenção acadêmica, prioritariamente, municípios da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral Paranaense.Departamento de SociologiaSetor de Ciências HumanasELIZA MARIA ALMEIDA VASCONCELOS01-04-201330-04-2018
2013Programa de ExtensãoLaboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral A presente proposta se apresenta como uma continuidade e ampliação das ações do programa de Extensão Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR (LabMóvel). O programa do LabMóvel foi concebido a partir de um diagnóstico sobre a realidade do Ensino das Ciências no Litoral do Paraná e a necessidade de um processo de sensibilização e educação científica e ambiental para a preservação de um ambiente natural inserido em uma região de grande pressão antrópica e desenvolvimentista (LabMóvel Diagnóstico, 2009) Neste cenário, o presente programa mostra-se comprometido com uma nova política educacional, buscando conciliar a aquisição do saber acumulado com a construção do próprio saber pelo estudante; comprometida com o domínio consciente e crítico das Ciências e com a preservação do planeta; algo que levasse a escola do ?fazer-falar?, colocando as pessoas em situação de estudo- trabalho. O que se deseja garantir não é a formação de ?pequenos cientistas?, mas a vivência para a aquisição do conhecimento, ao menos em nome de um referencial cultural a que tem direto o ser humano em seu espaço histórico. Quando se luta, por exemplo, pela valia do teatro escolar, não se o faz para que cada estudante venha a ser um ator, produtor ou diretor, mas, principalmente pelo que a dramatização significa em termos de melhoria relacional, de compreensão do aqui e agora, do entendimento e valoração da expressão na vida do indivíduo. O Labmóvel representa na essência a indissociailidade entre ensino pesquisa e extensão. Isto fica claro pelo fato do projeto apresentar-se cadastrado na UFPR como: Projeto de Pesquisa (Thales 2009023766); Projeto de Ensino (Licenciar e PIBID) e Programa de Extensão (UFPR e PROEXT). Atualmente o programa conta com uma equipe de servidores (docente e técnicos) e estudantes sendo: bolsistas de extensão (UFPR); bolsistas de extensão (Ações afirmativas UFPR); bolsista Licenciar (UFPR); bolsistas permanência (UFPR); estagiários e voluntários. Finalmente, o projeto representou o Curso de Licenciatura em Ciências e teve proposta institucional aprovada no edital CAPES PIBID, sendo aprovado. A presente proposta prevê a consolidação do programa através da ampliação das atividades que o Labmóvel desenvolve imbricadas com as atividades de divulgação científica do Setor. Dentro dos projetos já desenvolvidos pretende-se a consolidação das suas atividades. A partir da expertise adquirida por estas linhas pretende-se intensificar as oficinas, produção de material didático e material bibliográfico e científico. Várias linhas já contam com equipamentos que terão papel importante na melhora da qualidade do programa. Além dos projetos existentes a proposta prevê a criação de novas linhas de atuação, a incorporação ou parceria de projetos já existentes no setor Litoral da UFPR e a potencialização de algumas atividades como projetos. Mais do que se estruturar como um programa de integração entre ensino pesquisa extensão o LabMóvel se apresenta como o referencial regional para a divulgação científica. Algumas características que exemplificam este fato são demandas de parcerias que o programa recebeu nos últimos anos: SESC-PR sede Paranaguá, a Secretaria Estadual de Educação, as escolas públicas do Litoral e o Ministério da Ciência e Tecnologia. Desta maneira a continuidade deste programa se apresenta como fator determinante no processo de divulgação científica no Litoral do Paraná. Ainda com relação ao seu campo de atuação o programa não estabelece como sua meta final à aprovação da presente proposta. A consolidação do projeto como referência regional é um passo almejado pela equipe através da estruturação de um Centro de Divulgação CieDepartamento de Biologia CelularSetor de Ciências BiológicasRODRIGO ARANTES REIS01-01-201331-12-2022
2013Programa de ExtensãoRosa dos VentosO Programa Rosa dos Ventos foi criado com o intuito de disseminar o uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) para docentes, discentes e demais interessados, tanto internos quanto externos a UFPR, uma vez que o rápido avanço das tecnologias de informação e comunicação exige das pessoas rápida adaptação e tempo dedicado aos estudos. Ainda, as empresas demandam a atualização profissional constante que, nem sempre está facilmente acessível. Assim sendo, a proposta objetiva estimular ações de disseminação das novas tecnologias nos mais variados ambientes, promovendo a capacitação da comunidade e desenvolvendo projetos nas organizações que demandem o gerenciamento de informações com o uso das TICs. No ambiente educacional objetiva-se disseminar e incentivar o uso de tecnologias de informação e comunicação nas atividades cotidianas dos docentes e discentes, tais como: preparo de aulas, uso de ambiente virtual de aprendizagem, utilização de lousa digital, criação e edição de filmes, formatação nas normas da ABNT, criação e formatação de banners/folders, desenvolvimento de material didático para uso impresso ou digital, etc. Entretanto, não se excluem as atividades tais como: criação de sites, controle de acervo, planilhas para orçamentos domésticos, produção de textos etc. Paralelamente às ações de capacitação no ambiente interno à UFPR são desenvolvidas ações para a identificação de oportunidades de capacitação nas organizações e desenvolvimento de projetos de gerenciamento de informações no ambiente corporativo, promovendo a integração entre as práticas baseadas em novas tecnologias com as efetivas necessidades de sua utilização na comunidade externa à UFPR, tanto para organizações empresariais como educacionais. Finalmente, todas as experiências serão registradas e, sempre que possível, publicadas, permitindo que outras instituições de ensino utilizem conforme suas necessidades. Departamento de Ciência e Gestão da InformaçãoSetor de Ciências Sociais AplicadasDENISE FUKUMI TSUNODA01-05-201330-04-2018
2014Programa de ExtensãoPLANO DE DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO PARA DOUTOR ULYSSESO proposta desse programa de extensão, visa viabilizar economicamente implementação das ações previstas em um Termo de Cooperação Técnica, entre a Prefeitura do Município de Doutor Ulysses e a UFPR através do NIMAD - Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento. O Termo de Cooperação, em tramitação desde novembro de 2013, prevê 3 propostas de projetos: - REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL DE IMÓVEIS RURAIS E IMPLANTAÇÃO DO CAR - CADASTRO AMBIENTAL RURAL EM IMÓVEIS COM ATÉ 4 MÓDULOS FISCAIS, NO MUNICIPÍO DE DOUTOR ULYSSES - REVISÃO DO PLANO DIRETOR DO MUNICIPIO DE DOUTOR ULYSSES - ELABORAÇÃO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO Essas propostas contemplam um planejamento estratégico para o municipio de Doutor Ulysses e até o momento não foi levado adiante o interesse em função de limitações financeiras, tanto por parte do município como também da UFPR. Num primeiro momento está prevista a implementação do CAR, com previsão de execução em um ano e meio, podendo ser prorrogado por mais um ano. A segunda proposta contempla a revisão do plano diretor do municipio, com prazo de execução em um ano podendo ser prorrogado por mais seis meses, e a última proposta prevê a elaboração de um plano de saneamento básico para o município, com prazo de execução de 2 anos, podendo ser prorrogado por mais um ano.Núcleo Interdisciplinar do Meio Ambiente e DesenvolvimentoPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoCARLA MARIA CAMARGO CORREA01-07-201401-12-2018
2014Programa de ExtensãoMIMU - Museu dos Instrumentos Musicais da UFPRo presente programa destina-se a seleção, catalogação, preparação e conservação do acervo de instrumentos musicais da UFPR. Construção de expositores de instrumentos musicais. Produção de material museográfico e confecção (banners; posters, páginas web; folhetos; registros digitais). Plano de formação e consolidação do acervo. Gestão junto à sociedade em geral para atrair doação de exemplares. Gestão junto às escolas para atrair visitas. Programação educativa, com eventos (palestras, visitas guiadas, recitais, concursos). Parcerias com outros museus no Brasil e no mundo. Setor de Educação Profissional e TecnológicaReitoriaJUAREZ BERGMANN FILHO01-02-201431-12-2018
2014Programa de ExtensãoSolo na Escola/UFPRApesar de sua importância para as populações urbanas e rurais e ao meio ambiente, muitas vezes o conteúdo ?solo? é frequentemente relegado a uma posição de menor importância ou até mesmo ignorado em ações de educação ambiental. O Programa de Extensão Universitária Solo na Escola/UFPR pretende popularizar o conhecimento científico e tecnológico relacionado à ciência do solo, promovendo a conscientização de que o solo é um componente dos ambientes naturais ou antropizados, contribuindo para a atualização do ensino de ciências, biologia e geografia, e estimulando a curiosidade e a experimentação nos docentes e discentes. Este objetivo geral pretende ser atingido através das ações inter-relacionadas de quatro projetos de extensão Universitária: a) Educação Ambiental em Solos; b) Formação Continuada em Solos para Educadores; c) Exposição Didática de Solos; d) Recursos Didáticos para Educação em Solos. Pretende-se ainda com este programa aprimorar a formação de estudantes das licenciaturas em ciências biológicas e geografia, através da participação como bolsista ou voluntário no projeto, e da implantação da disciplina "Solos na Educação Básica" nestas licenciaturas.Departamento de Solos e Engenharia AgrícolaSetor de Ciências AgráriasMARCELO RICARDO DE LIMA01-05-201431-12-2023
2015Programa de ExtensãoNúcleo de preservação da memória cênica de Curitiba..........Setor de Educação Profissional e TecnológicaReitoriaALLAN VALENZA DA SILVEIRA01-05-201530-04-2023
2013Programa de ExtensãoDESCOBRINDO O CORPO E PROMOVENDO SAÚDE BUCAL - 2ª ediçãoEste programa investiga como o estilo de vida e a falta de informação em questões relacionadas a saúde podem interferir na escolha dos hábitos de vida dos indivíduos. A partir destas observações, os indivíduos são orientados para manter a sua saúde. O programa atenderá as mães da Maternidade Victor Ferreira do Amaral e aquelas que trazem seus filhos a Clínica de Especialização em Odontopediatria da UFPR. O programa é formado pelos sub-projetos: Investigando e aprendendo a manter saúde, Cuidando da saúde bucal no binômio mãe e filho e Desmitificando o corpo. O programa procura promover saúde através de uma releitura corporal. As ações de orientação desenvolvidas no programa são embasadas pelas análise das respostas dos participantes aos questionários que são aplicados no Projeto: Investigando e Aprendendo a manter a saúde e Cuidando da saúde no binômio mãe e filho. Este questionários geram dados de pesquisa. No projeto: Desmistificando o corpo, os alunos envolvidos no programa estudam e pesquisam sobre os temas abordados nos questionários (ensino-pesquisa) para produzirem material educativo que transforme o conhecimento científico em informação acessível a população leiga (extensão). Como as mães exercem uma grande influência na formação dos hábitos familiares, o programa orientará as mães a cuidarem das suas saúdes mostrando como seus hábitos tem efeito sobre a sua qualidade de vida e da sua família e também orientará as mães nos cuidados com a saúde de seus filhos nas diferentes faixas etárias. Departamento de Bioquímica e Biologia MolecularSetor de Ciências BiológicasELAINE MACHADO BENELLI01-05-201330-04-2017
2013Programa de ExtensãoNúcleo de Comunicação e Educação PopularPropõe e assessora ações de comunicação nos Movimentos Populares e Sociais, como a produção de programas para rádios comunitárias, produção de jornais comunitários impressos e online, produção de vídeos, divulgação e coberturas de ações organizativas ? além de oficinas para que os participantes dos movimentos sociais possam ser autônomos na realização das ações. Desenvolve projetos de Educação para os meios, de educomunicação, junto a escolas públicas de ensino fundamental e médio, abordando a discussão e a compreensão do papel dos meios de comunicação na sociedade; Organiza palestras, seminários e eventos do gênero com a comunidade acadêmica e com as de fora da Universidade sobre o papel social dos meios de comunicação; Se propõe a realizar pesquisa sobre as ações de comunicação nos Movimentos Populares de Curitiba e Região Metropolitana. Propõe a discussão sobre Comunicação e Cidadania na grade curricular do curso de Comunicação Social e realiza debates internos a fim de conscientizar o estudante sobre as possibilidades de atuação profissional nesse segmento social, além de discutir a relação entre a Universidade e a Comunidade atendida.Departamento de Comunicação SocialSetor de Artes, Comunicação e DesignJOSÉ CARLOS FERNANDES01-03-201331-08-2020
2014Programa de ExtensãoCentro Regional de Referência para Enfrentamento ao uso de Crack e outras Drogas (CRR)A implantação de um Centro Regional de Referência para Enfrentamento ao uso de Crack e outras Drogas (CRR) na UFPR propiciará condições técnicas para desenvolvimento de intervenções urgentes no campo da Saúde Pública, da Assistência e Justiça Social, da Segurança Pública, da Pedagogia Social e Educação voltadas para o atendimento amplo dos envolvidos com a temática de drogas, seja na formação inicial e permanente para a intervenção, seja na formação de pesquisadores na área, seja no desenvolvimento de pesquisas na área de drogas de abuso, que fornecerão subsídios para políticas públicas voltadas para o enfrentamento aos problemas decorrentes do uso abusivo de drogas. O Centro de Referencia (CRR) será criado dentro do formato de Núcleo Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão e será sediado na Universidade Federal do Paraná para atender os municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e demais municípios onde a UFPR possui seus campi (Litoral, Palotina e Jandaia do Sul). Diversos órgãos que já integram o NIED da UFPR serão parceiros nesta proposta de criação do CRR, a citar: Diretoria de Política sobre Drogas da Secretaria Municipal de Defesa Social de Curitiba, Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, Ordem dos Advogados do Brasil secção Paraná, Ministério Publico do Paraná, Secretaria Estadual de Segurança Pública do Paraná, SESI/FIEP e AMAAS (Associação de Moradores e Comerciantes do entorno da UFPR. O CRR da UFPR será coordenado por professores desta instituição, com notório saber nessa temática, que desenvolverão ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, fortalecendo e compartilhando conhecimentos nas diversas áreas de atuação. AposentadosUnidade de Benefícios do DAPROSELI BOERNGEN DE LACERDA03-03-201415-12-2018
2013Programa de ExtensãoAtendimento em Saúde Mental na Infância e Adolescência - Segunda EdiçãoO presente programa tem como finalidade prestar atendimento em saúde mental para crianças e adolescentes em psiquiatria, neurologia, neuropsicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, orientação e treinamento de pais. O Hospital de Clínicas tem um papel fundamental na prestação de atendimento ao público do sistema único de saúde, bem como o ensino e a pesquisa tendo em vista que é um hospital escola da UFPR. Ocorre uma carência de profissionais especializados em psiquiatria infantil, neurologia infantil, neuropsicologia infantil e psicólogos especialista na infância e adolescência . Os resultados dos estudos epidemiológicos indicam a prevalência de psicopatologia infantil e adolescente clinicamente significativa em cerca de 22% dessa população. Ou seja, em qualquer ponto no tempo, uma em cinco crianças e adolescentes na população em geral têm um transtorno psiquiátrico clinicamente significativo. Os hospitais universitários do Estado do Paraná necessitam de um serviço de multidisciplinar que preencha um hiato na área universitária de Saúde Mental Infantil, em termos do aprofundamento do conhecimento, da atividade docente-assistencial e do desenvolvimento de investigação científica. Além da formação de profissionais especializados as crianças e adolescentes terão a oportunidade de serem atendidos nas necessidades citadas, pois o não atendimento em saúde mental na faixa etária adequada pode levar a criança e o adolescentes a terem prejuízos familiares, acadêmicos e sociais e futuramente, prejuízos profissionais, conjugais e até judiciais. Faz-se necessário o trabalho preventivo com o objetivo e reduzir riscos e danos na vida futura de muitos cidadãos que são acometidos por problemas de saúde mental. Sendo assim, este programa tem como finalidade o atendimento somente ambulatorial com orientações aos pais e a escola que ocorrerão no Hospital de Clínicas. Partindo do atendimento extensionista buscar-se-á a pesquisa em específico de cada área, porém teremos o objetivo de pesquisar e publicar atividades realizadas em parceria entre a neurologia infantil, psiquiatria infantil, neuropsicologia, fonoaudiologia, psicopegogia, psicologia clinica. SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDESÉRGIO ANTONIO ANTONIUK01-03-201301-03-2021
2014Programa de ExtensãoPrograma de formação em Educação das Relações Étnico-Raciais O Programa de formação em Educação das Relações Étnico-Raciais busca oferecer condições à professores e profissionais da educação de cumprir o estabelecido na Constituição Federal nos seus Art. 5º, I, Art. 206, I, Art. 208, Art. 210, Art. 215, Art. 216, § 1º do Art. 242 e ato das disposições transitórias ADCT, Art. 68, bem como nos Art. 26, 26 A e 79 B na lei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que asseguram o direito à igualdade de condições de vida e cidadania, assim como garantem igual direito às histórias e culturas que compõem a nação brasileira, além do direito ao acesso às diferentes fontes da cultura nacional a todos brasileiros. Também o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.096 de 13 de junho de 1990), bem como no Plano Nacional de educação (Lei 10.712 de 09 de Janeiro de 2001). Departamento de Teoria e Fundamentos da EducaçãoSetor de EducaçãoPAULO VINICIUS BAPTISTA DA SILVA10-09-201431-12-2020
2014Programa de ExtensãoO Luto e suas InterfacesEste Programa de Extensão tem por objetivo investigar, compreender e oferecer atendimento às pessoas que vivenciaram a experiência de luto, sejam da comunidade acadêmica ou externa à UFPR. A metodologia de trabalho é composta de uma etapa teórica de preparação dos alunos e demais pesquisadores envolvidos bem como avaliação dos casos, aplicação de entrevistas, questionários e encaminhamento para atendimentos psicológicos ou participação em grupos de apoio. O público alvo será contatado por intermédio das redes sociais (Facebook e Twiter), do grupo de apoio Amigos Solidários na Dor do Luto (ASDL, parceiro deste projeto) e do Centro de Psicologia Aplicada da UFPR.Os dados serão analisados por intermédio de análise de conteúdo e submetidos à perspectiva psicanalítica e fenomenológica de compreensão. O diálogo entre essas perspectivas com suas convergências e divergências sobre a abordagem e tratamento de pessoas enlutadas será compilado em um livro para a comunidade e na produção de pelo menos dois artigos científicos no período. Departamento de PsicologiaSETOR DE CIENCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES - EXTINTOMARIA VIRGINIA FILOMENA CREMASCO10-02-201410-02-2018
2013Programa de ExtensãoCiência vai à escolaO Programa Ciência Vai à Escola trabalha a Educação Para a Ciência e a Popularização e Divulgação Científicas, de forma a contribuir com a sociedade brasileira através do conhecimento científico, para formar cidadãos mais preparados a enfrentar o cotidiano da vida. Participam deste programa Professores e Pesquisadores da UFPR, Professores e Alunos do Ensino Fundamental e Médio, Acadêmicos de vários cursos da UFPR e a comunidade em geral. O Programa desenvolve ações com a finalidade de trabalhar a pesquisa científica na escola, utilizando o MÉTODO CIENTÍFICO na Educação Para a Ciência. O mesmo inclui em suas ações: exposições itinerantes, temporárias e permanentes, planejamento e elaboração de kits científico-educativos, oficinas, saídas de campo, cursos, mini-cursos, seminários, palestras, trabalhos científicos interativos em laboratório, realização de peças, modelos e materiais biológicos fixados e preservados, exposições de vídeos, slides, organização de coleções didáticas na área das ciências naturais e outros procedimentos. Estas ações não são desenvolvidas e aplicadas de uma forma pontual, apenas para atender esse ou aquele caso de necessidade de conhecimento em relação a um conteúdo específico, mas como uma postura científica frente ao ensino da Ciência.AposentadosUnidade de Benefícios do DAPMARIO PORTUGAL PEDERNEIRAS01-05-201330-04-2020
2011Programa de ExtensãoLaboratório Móvel de Divulgação Científica da UFPR-LitoralPREENCHER CONFORME PROPOSTACoordenação da Câmara Curso de CiênciasSetor LitoralRODRIGO ARANTES REIS15-12-201115-12-2011
2011Programa de ExtensãoDireito e Cidadania – Pesquisa e PráticaPREENCHER CONFORME PROPOSTANúcleo de Práticas JurídicasSETOR DE CIÊNCIAS JURÍDICASLEANDRO FRANKLIN GORSDORF15-12-201115-12-2011
2009Programa de ExtensãoPrograma de Extensão em OdontologiaO Programa de Extensão em Odontologia é uma atividade formativa tendo como base o ensino, pesquisa e extensão, objetivando a construção do conhecimento e habilidades em benefício dos alunos, profissionais da odontologia, proporcionando a promoção da saúde nas comunidades carentes ( Curitiba e Litoral do Paraná) e ainda o crescimento do Curso de Odontologia.AposentadosUnidade de Benefícios do DAPNEUSA ROSA NERY DE LIMA MORO07-04-200930-03-2013
2012Programa de ExtensãoPrograma de ações educativas do MAE/PROEC - 112/12Trata-se de um conjunto de atividades oriundas de ações extensionistas realizadas anteriormente, no intento de propiciar a acessibilidade do museu para seu público alvo, o qual é constituído de alunos do ensino fundamental e médio, além de visitantes da comunidade interna e externa. Através de três projetos (Museu para todos / Ações Educativas e inclusivas no Museu de Arqueologia da UFPR; Era uma vez...na África, uma ação educativa do MAE/UFPR), se oferece a oportunidade de trabalhar o desenvolvimento crítico da sociedade dentro da perspectiva de um espaço museológico, possibilitando ao indivíduo uma leitura do mundo a sua volta. Dentro de sua perspectiva de atender ao trabalho de identidade cultural do espaço museológico, pretende-se a institucionalização dessas ações em um prazo mais abrangente, considerando nesse sentido, uma tomada de solidificação do MAE perante aos seus públicos diversificados.Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPRPró-Reitoria de Extensão e CulturaLILIANA DE MENDONÇA PORTO01-03-201231-12-2020
2013Programa de ExtensãoCuradoria do Acervo do MAE ? Museu de Arqueologia e Etnologia PROEC/UFPRO Programa Curadoria do acervo do MAE tem caráter transversal e feição interdisciplinar; é um instrumento formal que viabiliza o tratamento técnico, a pesquisa, o acesso e a difusão das coleções acervadas sob custódia do museu em suas dimensões científico-acadêmico e na interface com a comunidade em geral, por meio de diferentes produtos derivados da sistematização e reflexões críticas sobre os dados encetados nas coleções museológicas do MAE.Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPRSetor de Ciências HumanasLAURA PEREZ GIL01-03-201331-12-2020
2012Programa de ExtensãoDireitos Humanos em ação: Concretizando Direitos - 111/12O programa “Direitos Humanos em Ação: concretizando direitos” tem por objetivo garantir a determinados grupos sociais vulneráveis de Curitiba o apoio através de assessoria jurídica, promovendo e protegendo os Direitos Humanos na sua integralidade. Núcleo de Práticas JurídicasSETOR DE CIÊNCIAS JURÍDICASSANDRO LUNARD NICOLADELI01-04-201201-04-2016
2012Programa de ExtensãoDireitos Humanos em ação: Concretizando Direitos - 111/12O programa “Direitos Humanos em Ação: concretizando direitos” tem por objetivo garantir a determinados grupos sociais vulneráveis de Curitiba o apoio através de assessoria jurídica, promovendo e protegendo os Direitos Humanos na sua integralidade. Núcleo de Práticas JurídicasSETOR DE CIÊNCIAS JURÍDICASMARIA CANDIDA PIRES VIEIRA DO AMARAL KROETZ01-04-201201-04-2016
2010Programa de ExtensãoRosa dos VentosDisseminar o uso de tecnologias de informação e comunicação, principalmente as vinculadas ao desenvolvimento de objetos de aprendizagem. Ainda, estimular o envolvimento e utilização de tecnologias tais como: software aplicativos em geral tanto proprietários quanto livres, realidade virtual e aumentada, ambientes virtuais de aprendizagem. Estimular a utilização de novas tecnologias. Manutenção básica de computadores dentre outros. Departamento de Ciência e Gestão da InformaçãoSetor de Ciências Sociais AplicadasDENISE FUKUMI TSUNODA15-12-201030-04-2013
2012Programa de ExtensãoFinanças Pessoais: Educação Continuada - Divulgação Multimeios de Aspectos Econômicos e Financeiros para a melhoria ... 105/12O programa visa a levar ao conhecimento da população conhecimentos sobre economia e finanças, de forma a instrumentalizar as pessoas para tomar decisões financeiras mais adequadas a sua tranqüilidade financeira. Departamento de Administração Geral e AplicadaSetor de Ciências Sociais AplicadasANA PAULA MUSSI SZABO CHEROBIM01-05-201231-03-2020
2010Programa de ExtensãoPlantas Medicinais - 97/10O programa compreenderá de ações que visam resgatar e difundir o uso das plantas medicinais e dos fitoterápicos na região Oeste do Paraná. O resgate ocorrerá através de questionário específico para cada público alvo e para os objetivos de cada um dos projetos. Após a tabulação dos dados serão realizados levantamentos bibliográficos e elaborados programas de rádio, palestras, teatros e jogos pedagógicos baseados nos conhecimentos adquiridos através da troca de informações entre o público alvo e a equipe executora. Ao final de cada ano será feita uma avaliação pelos participantes do programa.Departamento de Ciências VeterináriasSetor PalotinaBETTINA MONIKA RUPPELT01-03-201030-04-2018
2010Programa de ExtensãoINCUBADORA TECNOLÓGICA DE COOPERATIVAS POPULARES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - ITCP/UFPRA ITCP é um programa interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão que atua em conformidade com os princípios da Economia Solidária, Desenvolvimento Local e Tecnologias Sociais. Suas ações estão divididas em dois projetos principais: Incubação de Empreendimentos Econômicos e Solidários e Desenvolvimento Local e Turismo; Sustentabilidade e Economia Solidária. Este resumo objetiva relatar os processos internos de organização da ITCP e seus principais resultados no decorrer do biênio 2010/2011, o qual se caracterizou como período de reposicionamento estratégico, face à conjuntura interna e externa à universidade. Esse processo ocorreu de forma concomitante ao atendimento às crescentes demandas manifestadas pelos empreendimentos e iniciativas solidárias incubadas. Diante da complexidade de tais eventos, a equipe da ITCP identificou a necessidade de elaboração de um planejamento estratégico, no formato de um curso de extensão, vinculado à PROEC. A metodologia inclui Ciclo de Planejamento Participativo, a partir das seguintes etapas: elaboração de cenário e de matriz, posicionamento estratégico e determinação dos planos de ação. Os resultados revelaram três demandas fundamentais: 1) Potencializar o trabalho interdisciplinar da nova equipe interna; 2) Revelar os temas/conceitos transdisciplinares e 3) Intensificar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O fortalecimento da interdisciplinaridade aconteceu, principalmente, a partir da formação de equipes mistas que integraram bolsistas de diferentes cursos/setores da UFPR. A transdiciplinaridade se intensificou a partir do foco nos três elementos de referência do trabalho da ITCP citadas inicialmente. E a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão ocorreu, com maior ênfase, a partir do registro das ações e resultados do trabalho em campo, na forma de produção científica. Esses elementos, juntos, passaram a nortear todo o processo de trabalho, articulação e formação interna e externa da incubadora. Unidade de Projetos de Extensão da PROECCoordenadoria de ExtensãoLUIZ PANHOCA01-01-201028-02-2019
2013Programa de ExtensãoCentro de Divulgação de Física - IINeste programa Extensão as atividades de Extensão e Ensino estão integradas, através de interação entre comunidade externa ( alunos e professores do ensino médio e/ou fundamental) e extensionistas da UFPR. O programa tem como proposta contribuir para que as ações dos projetos se viabilizem de forma a atingir os objetivos propostos. As propostas do programa compõem de: 1- visitas da comunidade externa que vem a Universidade e passa um período de 2 a 3 horas, vivenciando um conjunto de experimentos demonstrativos relacionados com o conteúdo de ciências, especialmente física e astronomia, bem como de tecnologias recentes ; 2- visitas dos extensionistas da UFPR as Escolas ou Colégios, com atividades programadas relacionadas com a divulgação e difusão de ciências em especial Física. Em geral, alunos extensionistas treinam, preparam-se e fazem apresentações de temas de física e astronomia, os quais estão relacionados com o cotidiano e necessários para esclarecer os crescentes avanços científicos e tecnológicos. Os temas escolhidos em muitos casos são relacionados com conteúdos trabalhados por seus professores e presentes nos livros textos de física. É, portanto um programa que envolve ações ?de mão dupla?, isto é, ao mesmo tempo em que atende uma demanda da comunidade, proporciona aos estudantes de Licenciatura em Física a oportunidade de treinamento em atividades de física experimental direcionadas ao Ensino Médio. O programa inicia-se com de 2 projetos com ações bem definidas. Estes, recebem os alunos do ensino médio na Universidade para participarem de apresentações de física e astronomia. Um terceiro projeto ainda em fase de estudo e adequação de proposta e será apresentado em breve. Nele a ação é realizada com professores da rede pública que desejam implementar atividades experimentais em suas turmas, quando a escola dispõem do material. Departamento de FísicaSetor de Ciências ExatasIRINEU MAZZARO01-05-201330-04-2017
2011Programa de ExtensãoSaúde Mental na UniversidadeO Programa possibilitará às pessoas com transtornos mentais, familiares, cuidadores e amigos uma aproximação com a Universidade que funcionará como espaço de socialização e de integração na sociedade, discutindo temas como direitos humanos, direitos civis, cuidados gerais com a saúde, importância das ocupações na saúde e no bem estar, e outros que possam ser apontados como relevantes pelos participantes. Gradativamente será formada uma rede social e de cuidados que ampliará a inserção e participação dos indivíduos. Os estudantes receberão formação para a participação nos projetos e no programa, com a finalidade de serem facilitadores do processo de inserção destas pessoas.Departamento de Terapia OcupacionalSetor de Ciências da SaúdeMILTON CARLOS MARIOTTI01-03-201128-02-2016
2011Programa de Extensão Farinheiras no Litoral do ParanáO Programa tem por objetivo promover ações que articulem ensino, pesquisa e extensão junto a pequenos agricultores familiares produtores de farinha de mandioca no litoral do Paraná com o propósito de garantir sua permanência no campo e a manutenção da cultura local expressa na arte de fazer farinha. Para que tal objetivo seja alcançado faz-se necessário realizar ações de extensão relacionadas a produção da mandioca, matéria-prima, a agroindustrialização e a comercialização do produto, ambas ações imbricadas no saber fazer, na cultura e arte de fazer farinha. Portanto, o Programa pretende promover nas comunidades de pequenos agricultores familiares um espaço de reflexão e discussão da realidade local, buscando o fortalecimento dos laços comunitários, a autogestão do seu espaço produtivo e desenvolvimento das relações institucionais; realizar ações que objetivam eliminar os gargalos que os agricultores familiares produtores de farinha de mandioca enfrentam para comercializar seus produtos em mercados mais organizados; realizar atividades relacionadas a práticas ambientais e agroecológicas de produção relacionadas a matéria-prima e as agroindústrias de farinha de mandioca, bem como contribuir para o resgate e o fortalecimento da cultura local.Coordenação da Câmara Curso de CiênciasSetor LitoralLUIZ FERNANDO DE CARLI LAUTERT01-05-201130-04-2015
2011Programa de ExtensãoDesenvolvimento e transferência de tecnologia para melhoria dos produtos da uva visando o fortalecimento da comunidade produtoraEmenta: Promover a troca de conhecimentos entre as comunidades produtora e acadêmica, auxiliar os produtores a adequar os vinhos e suco de uva, bem como as instalações das cantinas rurais, equipamentos e produção à legislação vigente, visando a melhoria da qualidade de vida.Departamento de FarmáciaSetor de Ciências da SaúdeTANIA MARIA BORDIN BONFIM02-01-201120-12-2019
2013Programa de ExtensãoPrograma de Difusão Cultural do MAE - Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPRO Programa de Difusão Cultural do MAE - Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR é um mecanismo que enfeixa a comunicação museológica do conhecimento derivada dos múltiplos temas passíveis de abordagens comunicacionais simbolizados nas coleções que compõem o acervo do MAE, de maneira direta ou alusiva. Realiza pesquisas buscando adentrar as dimensões teóricas, cognitivas e afetivas da interação e educação museológicas, dando fruição a tais conteúdos por meio da organização de exposições, atividades educativas, publicações e outras ações pertinentes.BRUNA MARINA PORTELA01-03-201331-12-2020
2012Programa de ExtensãoO Mundo Mágico da Leitura O Mundo Mágico da Leitura tem objetivo de apoiar o desenvolvimento da leitura e do letramento dos centros de educação infantil e escolas de ensino fundamental – anos iniciais estabelecendo parcerias de forma a promover a articulação entre a educação superior e pós-graduação com a educação básica. Os projetos Clube da Leitura e Dramatizando a literatura infantil foram desenhados para incentivar a leitura a partir da contação de histórias e da dramatização de literatura infantil nacional e estrangeira, narrativas locais, regionais e nacionais e demais gêneros textuais. O projeto Promoção da Saúde a partir do imaginário infantil tem o objetivo de trabalhar o tema saúde utilizando-se da literatura infantil. Temas como cultura afro, valores, entre outros serão desenvolvidos nos demais projetos. A metodologia Ouvindo histórias, Atividade Cultural e Circuito de Leitura são espaços didáticos que primeiramente permitirá o encontro de estudantes (acadêmicos e do ensino fundamental) com as crianças, criando interação e afetividade para que estratégias cognitivas de inferência, sumarização, visualização, conexão entre textos, síntese e o conhecimento prévio possam ser desenvolvidas, utilizando seqüência didática proposta pela autora Isabel Solé. O projeto contará ainda com formação continuada para refletir com os professores o papel da mediação em leitura. Espera-se com essas ações contribuir com o desenvolvimento da leitura e da escrita visando o letramento e com a melhora dos índices do IDEB.Seção de Políticas Afirmativas, Ass. Estud. e Comunitários - LitoralCoordenação Acadêmica do Setor LitoralROSANGELA VALACHINSKI GANDIN01-05-201230-04-2018
2013Programa de ExtensãoMusicalização Infantil da UFPR LitoralO objetivo do projeto é proporcionar ao licenciando a experiência de atuar ativamente em um curso de musicalização infantil. Através da participação no curso de musicalização, o licenciando terá oportunidades de desenvolver pesquisas e criar reflexões sobre as práticas na área, desenvolvendo atividades pedagógicas na área da educação musical, sobretudo em níveis de ensino como a educação infantil e as séries iniciais. Coordenação da Câmara Curso de ArtesSetor LitoralDEBORA REGINA OPOLSKI01-03-201301-03-2017
2008Programa de ExtensãoPrograma Ciclovida O PROGRAMA CICLOVIDA está articulado com a Política Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável, através da Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana que desenvolve o Programa Nacional de Desenvolvimento Cicloviário, no Ministério das Cidades. O Programa Ciclovida procura transformar a UFPR em um núcleo irradiador de uma mobilidade mais saudável e sustentável. Para isso, articula parcerias internas e externas, realiza pesquisas nas diversas ações desenvolvidas, nos departamentos da UFPR, subsidiando propostas para a melhoria da infra-estrutura na UFPR e também no entorno dos diversos campi, buscando ampliar para intervenções urbanas e conservação ambiental, por meio da sensibilização das autoridades constituídas (legislativo e executivo) para importância do fomento a uma cultura de mobilidade urbana que priorize os meios coletivos e não motorizados.Divisão de Gestão Ambiental da SISuperintendência de InfraestruturaJOSÉ CARLOS ASSUNÇÃO BELOTTO03-01-200831-12-2016
2012Programa de ExtensãoPrograma de atenção à Saúde Bucal nos diferentes ciclos de vida. 107/12Em geral, as pessoas só procuram o serviço de saúde quando sentem algum problema de saúde. Deste modo, a maior parte do tempo dos profissionais de saúde, são gastos em procedimentos clínico-cirúrgicos que visam a recuperação da saúde e que variam segundo as necessidades individuais. Sabemos que estes são necessários, porém insuficientes para se enfrentar os problemas de saúde da população. As ações educativas, ao contrário, são ações de promoção da saúde que visam dentre outros aspectos a melhoria das condições gerais de vida e trabalho. São ações dirigidas à grupos de pessoas e definidas a partir de necessidades coletivas. Promover saúde significa melhorar a qualidade de vida e a redução da vulnerabilidade e dos riscos à saúde, por meio da construção de políticas públicas saudáveis, que levem a população a ter melhorias no modo de viver: condições de trabalho, habitação, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais. As ações de promoção e proteção à saúde visam à redução de fatores de risco, que constituem uma ameaça à saúde das pessoas, podendo provocar-lhes incapacidade e doenças. O setor educacional, em virtude da sua capacidade e abrangência, é um aliado fundamental para a concretização de ações de promoção da saúde. Segundo as Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal (2004) as ações e serviços devem resultar de um adequado conhecimento da realidade de saúde de cada localidade para, a partir disso, construir uma prática efetivamente resolutiva. É imprescindível, em cada território, aproximar-se das pessoas e tentar conhecê-las: suas condições de vida, as representações e as concepções que têm acerca de sua saúde, seus hábitos e as providências que tomam para resolver seus problemas quando adoecem bem como o que fazem para evitar enfermidades. Para a organização deste modelo é fundamental que sejam pensadas as linhas do cuidado da criança, do adolescente, do adulto, do idoso, com a criação de fluxos que impliquem ações resolutivas das equipes de saúde, centradas no acolher, informar, atender e encaminhar. Este Programa de Extensão tem por objetivo de desenvolver estratégias de promoção de saúde bucal, de caráter multiprofissional, voltada aos diferentes ciclos de vida, com ênfase na prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, de acordo com os princípios e diretrizes do SUS, nos diferentes equipamentos sociais: creches,escolas, abrigos, etc.Departamento de Saúde ComunitáriaSetor de Ciências da SaúdeMARILENE DA CRUZ MAGALHÃES BUFFON 02-04-201202-04-2016
2008Programa de ExtensãoSemeando a Inclusão SocialO presente programa propõe diferentes estratégias interdisciplinares de intervenção junto a crianças e adolescentes com paralisia cerebral e suas famílias com o intuito de facilitar o acesso aos diferentes profissionais especializados e de melhorar a qualidade de vida deste grupo. Departamento de PsicologiaSETOR DE CIENCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES - EXTINTOLUCIA HELENA COUTINHO DOS SANTOS07-03-200820-12-2015
2012Programa de ExtensãoProdução em foco - 106/12O Programa Produção em Foco atenderá os Arranjos Produtivos Locais apoiados pela Fundação de Ação Social – FAS da Prefeitura Municipal de Curitiba por meio do Programa Vitrine Social. O Programa Vitrine Social é focado na inclusão social, sendo direcionado a população em situação de vulnerabilidade e risco social, com faixa etária a partir dos 16 anos, de ambos os sexos, sem distinção de raça/cor, desempregados ou com ocupações precárias, provenientes da área urbana, residentes em áreas de risco social abrangidas pelos CRAS. A comunidade atendida pelo Programa é formada por pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, atendidas no âmbito da Proteção Social Básica sendo respeitados os limites e particularidades de cada território. O atendimento é descentralizado, sendo as atividades implementadas em CRAS e Unidades de Atendimento dos Nove Núcleos Regionais. Porém, apesar das peculariedades a comunidade atendida apresenta as seguintes características: limitações no âmbito sócio-econômico; limitações nas habilidades motoras finas; baixa escolaridade; falta de qualificação profissional; fragilidade nos vínculos familiares e emocionais. Atualmente, o Programa Vitrine Social conta com 160 beneficiários diretos e aproximadamente 800 beneficiários indiretos. Departamento de Engenharia de ProduçãoSetor de TecnologiaADRIANA DE PAULA LACERDA SANTOS01-05-201201-05-2016
2012Programa de ExtensãoInclusão social e produtiva nos municípios do Litoral do ParanáVivemos em uma sociedade onde seus valores como a coletividade, a honestidade, a cumplicidade, o respeito entre outros desvanecem a cada dia, neste sentido, o intuito deste Programa consiste em transformar os participantes em receptores críticos de informação, ajudando na difusão de valores, contribuindo assim para uma formação cidadã. Os objetivos dos projetos envolvidos e as respectivas atividades previstas enfatizam várias áreas de conhecimento, dado a formação profissional dos propositores: saúde, cidadania e esporte; emancipação econômica e política; consciência ambiental e; cultura e educação. O Programa busca em conjunto com outros Programas de inclusão social, mais especificamente, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, dos diversos municípios do Litoral do Paraná, contribuir para reduzir com a retórica exclusão social de crianças e adolescentes de 07 a 14 anos, bem como a de seus familiares. A interação dos extensionistas, com o público alvo, ocorrerá com a troca de conhecimento sobre as áreas envolvidas, trabalhadas de forma a contribuir com a tomada de decisão de cada indivíduo, a serem transformados em agentes transformadores da realidade a qual estão inseridas. A medida que as interações forem ocorrendo haverá a troca de conhecimento, entre a parte pesquisadora e a comunidade atendida. A extensão, com o seu caráter de ação e de reflexão, deve contribuir para a resolução dos problemas enraizados e com o surgimento de novos objetos de estudo. O Programa propiciará aos alunos da UFPR envolvidos na extensão colocar em prática conceitos estudados em seus respectivos cursos.Coordenação da Câmara Curso de Administração PúblicaSetor LitoralMAYRA TAIZA SULZBACH01-04-201231-03-2016
2011Programa de ExtensãoNúcleo de Planejamento Turístico - 40/01O Núcleo de Planejamento Turístico desenvolve atividades relacionadas a planejamento turístico em áreas naturais e urbanas, planejamento e gestão de eventos e lazer, elaboração de roteiros de visitação à Universidade, pautado na uma interface entre turismo e responsabilidade social e visando maior interação da comunidade interna e externa com a Universidade.Departamento de TurismoSETOR DE CIENCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES - EXTINTOLETÍCIA BARTOSZECK NITSCHE01-04-201131-12-2015
2012Programa de ExtensãoQualificação de Professores Alfabetizadores O Programa tem como pressuposto básico a articulação das dimensões de Ensino, Pesquisa e Extensão e visa socializar os conhecimentos produzidos na Universidade junto ao público atendido pelo programa. A articulação dos processos de alfabetização e letramento é o eixo norteador do programa e visa uma abordagem teórico-prática que possibilite aos docentes que atuam nas diferentes realidades educacionais a competência necessária para alfabetizar letrando. Em outras palavras garantir efetivamente a alfabetização (domínio sistemático do sistema gráfico da Língua Portuguesa) e o letramento (capacidade de fazer uso efetivo da leitura e da escrita em suas diferentes funções sociais). As ações do Programa envolverão alunos do Curso de Graduação em Letras e Pedagogia da UFPR e professores da mesma instituição, bem como voluntários da comunidade. Por este viés, objetiva-se também a formação dos envolvidos, num diálogo com a formação oferecida nos cursos e a prática com alunos e formação de professores. Grupos de estudos semanais serão realizados com o objetivo de aprofundar conhecimentos nas áreas de alfabetização, letramento e literatura, e também com o objetivo de preparar as capacitações e intervenções nos municípios parceiros. Por fim, dar-se-á continuidade nas Atividades Formativas no Setor de Educação por meio dos Sarais Literários, atividade ofertada no ano de 2011 que contou com ampla participação da comunidade.AposentadosUnidade de Benefícios do DAPCARMEN SÁ BRITO SIGWALT05-05-201205-05-2016
2016Programa de ExtensãoFormação Continuada de Docentes dos Anos Iniciais do Ensino FundamentalO Programa terá como pressuposto básico a articulação das dimensões de Ensino, Pesquisa e Extensão e visa socializar os conhecimentos produzidos na Universidade junto ao público atendido pelo programa. A articulação dos processos de alfabetização e letramento é o eixo norteador do programa e visa uma abordagem teórico-prática que possibilitará aos docentes que atuam nas diferentes realidades educacionais a competência necessária para alfabetizar letrando. Em outras palavras visa garantir efetivamente a alfabetização (domínio sistemático do sistema gráfico da Língua Portuguesa) e o letramento (capacidade de fazer uso efetivo da leitura e da escrita em suas diferentes funções sociais). As ações do Programa envolverão alunos do Curso de Graduação em Letras e Pedagogia da UFPR e professores da mesma instituição, bem como voluntários da comunidade. Por este viés, objetiva-se também a formação dos envolvidos, num diálogo com a formação oferecida nos cursos e a prática com alunos e formação de professores. Grupos de estudos semanais serão realizados com o objetivo de aprofundar conhecimentos nas áreas de alfabetização, letramento e literatura, e também com o objetivo de preparar as capacitações e intervenções nos municípios parceiros. Por fim, dar-se-á continuidade nas Atividades Formativas no Setor de Educação por meio dos Sarais Literários, atividade ofertada no ano de 2011 que contou com ampla participação da comunidade. AposentadosUnidade de Benefícios do DAPCARMEN SÁ BRITO SIGWALT05-05-201605-05-2024
2015Programa de ExtensãoConstrução, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso de Nutrição: formando sujeitos críticos e atuantes.O presente programa tem por objetivo promover discussões acerca da formação permanente de nutricionistas, com vistas a construir e consolidar um Projeto Pedagógico do Curso de Nutrição que atenda as Diretrizes Curriculares Nacionais. Desta forma, envolverá, nas atividades propostas, tanto o corpo docente como o discente, de modo a construir uma rede colaborativa voltada à formação em Nutrição. Dentre as ações abarcadas pelo programa citam-se: projeto de extensão, voltado à discussão das bases de formação; eventos científicos e acadêmicos programados no calendário oficial da UFPR; orientação pedagógica para formadores e formandos em Nutrição; entre outras ações que possam fomentar discussões acerca da estruturação do currículo, bem como do projeto pedagógico do curso de Nutrição. O programa também visa promover acolhimento e tutoria aos estudantes, de modo a sanar possíveis dificuldades de aprendizagem ou de integração ao curso e à universidade. O programa será vinculado à coordenação do curso de Nutrição e ao Departamento de Nutrição, com envolvimento do corpo discente e docente no desenvolvimento das ações.Departamento de NutriçãoSetor de Ciências da SaúdeGIANE BIENTINEZ SPRADA01-05-201530-04-2023
2015Programa de ExtensãoPrograma Paranaense de Práticas e Recursos Educacionais Abertos O programa tem como principal finalidade disseminar Práticas Educacionais Abertas, incentivar a produção de Recursos Educacionais Abertos e disponibilizá-los para a comunidade acadêmica da UFPR e da UTFPR, bem como para a comunidade em geral, via Web. Os objetivos específicos são: Implantar a infraestrutura do espaço virtual para os recursos educacionais, na dimensão tecnológica;Institucionalizar as práticas educacionais abertas e os recursos educacionais abertos no Programa, sob o aspecto pedagógico;Definir e elaborar políticas necessárias para a implantação do Programa Paranaense de Práticas e Recursos Educacionais Abertos. Metodologia envolve a adoção des tecnologias de informação e comunicação para informar e compartilhar conhecimento. O intuito de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, o educador e o educando redistribuem, reusem, revisem, remixem, produzam Recursos Educacionais Abertos (REA) e MOOC - Cursos Massivos Abertos Online e fundamentalmente incorporarem a cultura de Práticas Educacionais Abertos. Os resultados esperados são a incorporação de práticas educacionais abertas no cotidiano das instituições de Educação do Paraná. Departamento de EnfermagemSetor de Ciências da SaúdeMARINELI JOAQUIM MEIER01-11-201501-11-2019
2016Programa de ExtensãoArquitetura de Madeira: inovação e sustentabilidadeA madeira é uma alternativa apropriada para a construção civil por ser material renovável, por se adaptar bem a processos de pré-fabricação, por possibilitar obras secas e de montagem rápida, por apresentar boa relação entre peso e resistência mecânica, por ser posta em carga imediatamente nas estruturas, enfim, por ser mais leve e gerar menos impacto ambiental se comparada com outros materiais de construção. Além disso, o Brasil possui uma extensa área de florestas nativas e plantadas e excelentes condições de implementar sua produção madeireira, através de políticas públicas que coordenem e fiscalizem manejos sustentáveis e reflorestamentos. No entanto, apesar de todas as vantagens comparativas, a madeira é pouco utilizada no país. Isso se deve em grande parte a técnicas construtivas inadequadas, decorrentes da falta de conhecimento por parte dos profissionais e da escassez de pesquisas e experimentações voltadas para o desenvolvimento de tecnologias para construções de madeira. O objetivo geral do presente programa de extensão é investigar, experienciar e refletir sobre o projeto de arquitetura que utilize a madeira como insumo principal através de atividades que conjuguem atores da comunidade universitária e da sociedade em geral em prol da ampliação de conhecimentos e experiências práticas (projetuais e/ou experimentais) utilizando a madeira. Os objetivos específicos são: (a) reconhecer, entre os sistemas, técnicas e componentes de madeira da atualidade, os que utilizam “high technology” e “low technology”, refletir sobre o que é mais pertinente a ser desenvolvido no cenário nacional, visando a um modelo de desenvolvimento mais sustentável com a promoção do uso da madeira na arquitetura e construção do Brasil; (b) formar base de fundamentação bibliográfica e técnica com respeito à utilização da madeira na produção acadêmica e da sociedade; (c) discutir, criticar e propor novas frentes de utilização e produtos que popularizem seu uso e contribuam para a sua popularização; e, (d) experimentar na prática, em canteiro experimental de obras, soluções e aplicações práticas voltadas para a comunidade interna e externa da UFPR. Palavras-chave: low technology, arquitetura de madeira, projeto de arquitetura, sustentabilidade. Departamento de Arquitetura e UrbanismoSetor de TecnologiaANDREA BERRIEL MERCADANTE STINGHEN01-05-201630-04-2020
2016Programa de ExtensãoPrograma Aquicultura SustentávelSegundo dados no Ministério da Pesca e Aquicultura, a produção de pescado apresentou crescimento significativo na ordem de 31,2 % nos últimos anos, passando de 365 mil toneladas em 2008, para 479 mil toneladas em 2010. No tocante a produção de pescado continental, esse crescimento foi ainda mais expressivo, sendo responsável por 82,3% da produção nacional. A região sul atualmente é o maior produtor nacional, responsável por 33,8% do total produzido pela aquicultura continental, atingindo 133 mil toneladas em 2010, onde o estado do Paraná representa 27% desta produção. Apesar deste desenvolvimento, nos últimos anos a aquicultura tem enfrentado problemas relacionados à alimentação, qualidade da água, doenças infecciosas e parasitárias com significativos prejuízos econômicos devido à intensificação do cultivo. As falhas no processo produtivo, a falta de acompanhamento e assistência técnica podem comprometer toda cadeia produtiva do pescado. Desenvolvido por professores e acadêmicos dos cursos de Engenharia de Aquicultura e Agronomia, do Setor Palotina, o Programa Aquicultura Sustentável propõe-se como uma alternativa para assegurar sustentabilidade da cadeia produtiva do pescado, auxiliando na contribuição da aquicultura no fomento à agricultura familiar e segurança alimentar na região oeste do Paraná, desenvolvendo ações nos municípios de Palotina, Assis Chateaubriand, Nova Santa Rosa e Maripá. Este programa será composto por varias frentes de trabalho, tais como: acompanhamento técnico de piscicultores, repasse e inovação tecnológica da cadeia produtiva, fomento a novas culturas como ranicultura e carcinicultura e o auxilio nos processos de licenciamento ambiental. Desta forma, o programa pretende servir de ferramenta para desenvolvimento agrário regional, abrindo o acesso aos aspectos tecnológicos da aquicultura nacional e internacional aos produtores e prefeituras municipais, além de auxiliar na formação dos alunos de Engenharia de Aquicultura e Agronomia.Departamento de Engenharias e ExatasSetor PalotinaCARLOS EDUARDO ZACARKIM01-05-201630-04-2024
2014Programa de ExtensãoSemeando a inclusão social: 2a ediçãoEste Programa atua junto à comunidade de crianças e adolescentes com necessidades especiais atendidas no CENEP e oriundas da cidade de Curitiba, Região Metropolitana e interior do Paraná com vistas a propiciar atendimento médico, atenção ao cuidador e atividades de reabilitação inovadoras. A atuação utiliza o formato educativo a todos os participantes através de orientações pela equipe multidisciplinar que visam não só o benefício da saúde do indivíduo, mas também o bem-estar emocional e a inclusão social, tanto do ponto de vista escolar como também profissionalizante. A partir do atendimento médico e equipe multidisciplinar no ambulatório de espasticidade do CENEP os sujeitos são encaminhados para os projetos específicos (Cuidando do Cuidador da Criança, Esporte & Qualidade de Vida e Música & Cognição) com intuito de melhorar a capacidade funcional e o perfil biopsicossocial e cognitivo facilitando a inclusão social destes indivíduos e seus familiares.AposentadosUnidade de Benefícios do DAPLUCIA HELENA COUTINHO DOS SANTOS01-05-201431-05-2021