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Extensão - Projetos

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AnoTipoTítuloDescriçãoDescriçãoDepartamentoSetorNome ResponsávelPrevisão - InícioPrevisão - FimData Fim Atual
2012Projeto de ExtensãoLaboratório de Estatística AplicadaO Laboratório de Estatística Aplicada se propõe a suprir a demanda por assessorias estatísticas de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná e de outras instituições de ensino e pesquisa. O Departamento de Estatística é frequentemente procurado por docentes e discentes que necessitam de suporte estatístico para o planejamento e análise dos dados de seus estudos. Por meio de um projeto de extensão, é possível oferecer à comunidade cientifica da UFPR e de outras instituições, o auxílio necessário à produção de pesquisas nas mais diferentes áreas, no que se refere à execução de metodologias estatísticas. Este suporte é proporcionado por docentes do Departamento de Estatística e alunos do curso de Estatística da UFPR, atuando como bolsistas ou voluntários. Com isso, o projeto possibilita aos alunos do curso de Estatística aplicar os conhecimentos obtidos em sala de aula em situações reais, sempre orientados pelos professores vinculados. O uso dos resultados de assessorias em sala de aula, quando autorizado pelos pesquisadores, permite aos professores ilustrar adequadamente as metodologias, diversificando as aplicações utilizadas. Finalmente, aqueles atendimentos que necessitarem maior dedicação podem ser revertidos em parcerias entre departamentos, originando novas orientações e a produção de um maior número de trabalhos científicos. Departamento de EstatísticaSetor de Ciências ExatasCESAR AUGUSTO TACONELI05-05-201204-05-2016
2011Projeto de ExtensãoColheita Florestal para JovensO projeto oferece a jovens de municípios aonde atividades florestais vêm sendo executadas ou implantadas em grande escala por grandes empresas do setor florestal a oportunidade destes capacitarem-se com cursos sobre operação de tratores florestais, boas práticas de colheita de madeira, noções básicas de mecânica, saúde e segurança do trabalho e meio ambiente garantindo-lhes a opção de seguir a carreira profissional dentro do setor florestal brasileiro junto ou não das empresas inseridas nas regiões de abrangência do projeto.Departamento de Engenharia e Tecnologias FlorestaisSetor de Ciências AgráriasRENATO CESAR GONÇALVES ROBERT14-03-201111-03-2013
2012Projeto de ExtensãoControle de Zoonoses e da População de Animais Domésticos na Ilha do Mel e Litoral Paranaense Este projeto tem a proposição do controle populacional de cães e gatos através de métodos contraceptivos, bem como o controle de zoonoses nos Municípios do Litoral Paranaense, implantando um projeto de educação na área de zoonoses, guarda responsável e mensuração do impacto no meio ambiente.Departamento de Medicina VeterináriaSetor de Ciências AgráriasANTONIO WALDIR CUNHA DA SILVA01-01-201201-01-2015
2011Projeto de ExtensãoAquariologia no Ensino de Ciências em Escolas do Município de PalotinaO Projeto utilizar a atividade do Aquarismo como ferramenta na introdução das crianças no mundo da ciência e estudos dos ecossistemas aquáticos, mostrando lições de responsabilidade ecológica, inspirando ao mundo da vida animal aquática, incentivando assim a noções de ecologia e preservação ambiental dos rios e mananciais da região. Finalmente irão também despertar para a importância dessa atividade e despertar o interesse para a formação profissional dos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Aquicultura da UFPR/Campus Palotina.Departamento de ZootecniaSetor PalotinaLEANDRO PORTZ01-05-201101-07-2013
2011Projeto de ExtensãoManejo Apropriado das Culturas Transgênicas em Palotina- PR Diante da grande temática que abarca e questões macro e micro-regionalizadas que concernem aos cultivos transgênicos, torna-se relevante uma caracterização do retrato regional dos mesmos. O presente trabalho tem por objetivo diagnosticar, caracterizar, avaliar aspectos relacionados à inserção dos cultivos transgênicos em Palotina e propor adequações em termos de manejos aos agricultores. Para tanto serão levantadas informações sobre eventos transgênicos e técnicas de cultivo; serão coletados dados secundários para caracterização do agronegócio regional; proceder-se-á a confecção de questionários e a coleta de dados primários; por fim serão empregadas atividades de difusão e capacitação de adequadas tecnologias que atendam as demandas regionais e específicas dos produtores rurais que cultivam transgênicos em Palotina.Departamento de Ciências AgronômicasSetor PalotinaLEANDRO PAIOLA ALBRECHT01-04-201131-03-2013
2011Projeto de ExtensãoRiscos da AutomedicaçãoOrientar a população sobre os riscos da automedicação, desestimular o uso indiscriminado de medicamentos e educar sobre a correta utilização dos remédios prescritos pelo profissional da área de saúde. O projeto é desenvolvido através de palestras, teatro, seminários e exposições sobre tópicos de farmacologia, principalmente aqueles que se referem a toxicidade dos medicamentos. Preliminarmente a realização das palestras e demais atividades, é aplicado à população um questionário, onde se verifica se o público alvo pratica ou não a automedicação. Após a realização dos questionários aplicados junto a Comunidade, os dados obtidos são analisados e posteriormente divulgados em encontros técnico-científicos. Orientado por estes dados, foi confeccionado e impresso o Caderno Pedagógico “Riscos da Automedicação” distribuído a comunidade em geral, aos alunos e a professores de Biologia, Ciências e de disciplinas afins, para que estes não apenas dêem continuidade ao projeto no decorrer do ano letivo, mas sejam multiplicadores do mesmo, atingindo um número maior de pessoas através desta vivência com os alunos. O projeto Riscos da Automedicação também promove a capacitação docente nas Escolas onde é desenvolvido mediante palestras realizadas com os diretores, pedagogos e professores de cada Núcleo Educacional. O projeto tem sido convidado também cada vez mais frequentemente para atuar em UBS – Unidades Básicas de Saúde, ministrando palestra e distribuindo o caderno pedagógico para os profissionais que trabalham nestes locaisDepartamento de FarmacologiaSetor de Ciências BiológicasHERBERT ARLINDO TREBIEN01-01-201130-12-2013
2013Projeto de ExtensãoAvaliando o extravio de petrechos de pesca e desenvolvendo com a Comunidade processos para reduzir perdas econômicas e ambientaiNo triênio 2009-2012 o Coordenador proponente conduziu o Projeto de Pesquisa Extravio de petrechos de pesca no litoral norte de Santa Catarina e sul do Paraná: diagnóstico qualiquantitativo e estimativa de potencial para ocorrência de pesca-fantasma (CNPq 470939/2009-5). Descreveu abandonos, perdas e descartes de petrechos (redes, anzóis, flutuadores, covos, etc) utilizados por pescadores profissionais e amadores entre Barra Velha e Guaratuba; detectou agentes causais e pontos de risco; e disponibilizou produtos técnicos (artigo publicado em periódico, trabalho apresentado em evento de pesquisa pesqueira, impresso de orientação distribuído a órgãos de gestão pesqueira). Foi a primeira abordagem realizada no país sobre este problema que é mundial e provoca enormes prejuízos econômicos e ambientais. Agora, planeja-se envolver num Projeto de Pesquisa-Extensão-Ensino a população jovem de um dos municípios estudados – Balneário Barra do Sul, o maior centro de pesca profissional artesanal do Norte Catarinense e também um polo da pesca amadora marítima. Objetivo é construir com os estudantes das escolas parceiras ações de: (i) pesquisa sobre o tema, incluindo coleta e sistematização de dados e informações que eles próprios obtiverem em seu município; (ii) difusão dos resultados, ação que de vizinho para vizinho ou parente para parente pode mudar favoravelmente alguns hábitos dos pescadores, em prol de alerta para os extravios e redução de sua incidência; (iii) subsídio à gestão da pesca pelos órgãos públicos, mediante aporte de dados e informações até o momento ignorados pela Ciência Pesqueira, sobretudo nesse importante centro pesqueiro da região; e (iv) autovalorização das pessoas, mostrando-lhes sua capacidade de detectar as ações deletérias que a Comunidade – pelo meio de produção Pesca – exerce sobre o ambiente e a economia locais; de avaliar as consequências que tais ações; e de conceber processos alternativos (petrechos, procedimentos) e motivar sua implantação nas rotinas pesqueiras locais, o que faz das pessoas agentes de transformação de sua Comunidade. O Projeto vigerá de 2013 a 2015, contará com recursos de apoios CNPq – assegurados – e do FDA/UFPR – a serem solicitados – e envolverá, além de estudantes e professores do Ensino Médio da Comunidade-alvo, um ervidor técnico-administrativo e dois alunos de Graduação da UFPR.Departamento de ZoologiaSetor de Ciências BiológicasPAULO DE TARSO DA CUNHA CHAVES04-02-201303-02-2015
2012Projeto de ExtensãoColhendo bons frutos: projeto de Extensão UniversitáriaEm muitos municípios paranaenses, o cultivo do morangueiro tem um papel importante na economia, principalmente pelo valor econômico da fruta e pela mão-de-obra que absorve nas propriedades rurais, dais quais 95,6% são de agricultura familiar. Diante da exposição freqüente de questões relativas à segurança alimentar e preservação ambiental, novas exigências de mercado passaram a influir na competitividade deste fruto, cuja comercialização é afetada, por vezes, pela contaminação com resíduos. O morango é uma fruta bem aceita pelo consumidor, contudo, para sua expansão se verificar de forma sustentável, há uma grande necessidade de execução de estudos que identifiquem e ajudem a sanar os pontos críticos nos diversos segmentos que compõem a cadeia produtiva. Os pesquisadores e acadêmicos da UFPR têm dedicado esforços para a produção de conhecimentos necessários à implantação e difusão do Sistema de Produção Integrada do morangueiro. O Projeto tem como objetivos Difundir conhecimentos e transferir as normas de Boas Práticas Agrícolas e tecnologia de Produção Integrada da cultura do morangueiro para produtores rurais e técnicos multiplicadores. Como metodologia tem sido realizada a implantação de unidades modelos em lavouras comerciais de morangueiro na Região metropolitana; realização de Eventos de extensão (Jornadas Paranaense de Produção Integrada do Morangueiro) e Dia de Campo de Olericultura na Fazenda Canguiri, CEEX/UFPR para conscientização a respeito de Produção Integrada e BPA. Como resultados pretende-se o repasse de conhecimento e assistência aos produtores, promovendo a produção de alimento seguro e a melhoria da qualidade de vida do produtor rural e do consumidor. O projeto de extensão realiza o acompanhamento e monitoramento semanal do ciclo de cultivo; análises de água de irrigação e de consumo; análises de microorganismos contaminantes durante o processo de colheita e pós-colheita; palestras e orientações. Por meio do projeto de extensão, os alunos bolsistas, que serão os futuros profissionais das áreas de Agronomia, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e Ciências Biológicas, têm sido capacitados e conscientizados. Além disso, o projeto permite colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de graduação e, principalmente, exercer cidadania. Departamento de Patologia BásicaSetor de Ciências BiológicasMARIA APARECIDA CASSILHA ZAWADNEAK01-01-201231-12-2015
2012Projeto de ExtensãoProjeto Glaucoma - Saúde Ocular em crianças do Ensino FunadamentalO Projeto Glaucoma – Saúde Ocular em Crianças do Ensino Fundamental consiste no atendimento médico oftalmológico com o objetivo de triar, conscientizar, tratar e acompanhar as crianças com anormalidades no exame oftalmológico. O atendimento oftalmológico nesta faixa etária é especialmente importante, pois qualquer déficit visual pode prejudicar todo o aprendizado e formação destas crianças. Muitas vezes, um atendimento de qualidade permite identificar crianças nas quais um simples óculos pode proporcionar as condições visuais básicas para garantir um bom desempenho nas atividades educacionais. Nos próximos três anos, os atendimentos de triagem serão realizados no município de Bocaiúva do Sul, Balsa Nova e Contenda-PR. Baseado em experiências prévias, o contato com a prefeitura, secretaria de saúde local e escolas do ensino fundamental permitem o acesso fácil a praticamente todas as crianças freqüentando o ensino fundamental. O projeto glaucoma envolve uma equipe multidisciplinar, com enfermeiros, agentes de saúde, e especialistas em todas as sub-especialidades da oftalmologia. Em 15 anos, o Projeto Glaucoma atendeu em torno de 20 mil indivíduos entre adultos e crianças, e realizou mais de 3.000 atendimentos de retorno no Centro da Visão HC-UFPR. Neste ano, os atendimentos serão realizados em ginásios esportivos dos municípios, e o protocolo de atendimento adaptado para crianças incluirá exame da acuidade visual, inspeção para detecção de estrabismo, aferição da pressão intra-ocular, retinoscopia, teste visão de cores, e fundoscopia. As crianças com anormalidades oftalmológicas serão encaminhadas ao serviço de oftalmologia do HC-UFPR, e casos de doença serão tratadas no mesmo serviço. Do ponto de vista educacional, o projeto contribui para o aperfeiçoamento da formação do futuro profissional médico, proporcionando uma oportunidade de conhecer a realidade atual da saúde no Brasil, promover o desenvolvimento dos conhecimentos em oftalmologia, medicina geral, contato com pacientes, experiências em trabalhos sociais em equipe, e estimular a iniciação científica de todos seus participantes. Departamento de Oftalmo-OtorrinolaringologiaSetor de Ciências da SaúdeANA TEREZA RAMOS MOREIRA01-03-201201-03-2015
2011Projeto de ExtensãoPromoção de saúde bucal em indivíduos portadores de alcoolismo crônicoO projeto “Atenção estomatológica em pacientes hospitalizados e portadores de doenças infecto-contagiosas” objetiva desenvolver atividades de atenção primária à saúde com ações educativas voltadas à prevenção de doenças bucais em indivíduos portadores de doenças infectocontagiosas (Tuberculose, AIDS, Paracoccidioidomicose, entre outras) que estão em leito hospitalar ou em tratamento ambulatorial. Este grupo de pacientes apresenta um risco elevado ao desenvolvimento de doenças bucais, especialmente as infecções oportunistas, cárie, doença periodontal e o câncer bucal. O diagnóstico precoce, o tratamento e a prevenção destas entidades promoverão uma melhoria na saúde e na qualidade de vida dos participantes. A metodologia a ser desenvolvida implicará no desenvolvimento das seguintes ações: a) orientação da realização de técnica de escovação bucal e lingual, b) realização de exame clínico intrabucal, c) execução de biopsia das lesões bucais, d) Tratamento as lesões das estruturas bucais e peribucais, e) encaminhamento os pacientes que necessitam de tratamento específico e f) Determinação do perfil epidemiológico das doenças bucais e peribucais nesta população.Departamento de EstomatologiaSetor de Ciências da SaúdeANTONIO ADILSON SOARES DE LIMA01-01-201131-12-2012
2011Projeto de ExtensãoTerapia nutricional enteral e assistência dom: desafio da saúde pública na perspectiva da segurança alimentar e nutricion Atendimento domiciliar ao paciente/usuário do SUS que estão sob terapia nutricional enteral; Orientação individual e/ou grupos aos cuidadores (familiares ou não) destes pacientes. Desenvolvimento de ações educativas integradas com a comunidade e as Unidades de Saúde; Envolvimento dos professores, pós graduandos, residentes e alunos de graduação com a comunidade mediante as atividades de execução do respectivo projeto de Terapia Nutricional Enteral contribuindo, assim, para a formulação, implantação e implementação de políticas públicas voltadas a Segurança Alimentar e Nutricional no âmbito do SUS.Departamento de NutriçãoSetor de Ciências da SaúdeMARIA ELIANA MADALOZZO SCHIEFERDECKER05-05-201105-05-2013
2012Projeto de ExtensãoProjeto Criança 2012-2013: Desenvolvimento, Educação e CidadaniaA influência das práticas parentais e do contexto escolar sobre o desenvolvimento de crianças e adolescentes tem sido evidenciada em muitos estudos atuais. Entretanto, no Brasil ainda notam-se poucos programas destinados à comunidade que ofereçam capacitação de práticas parentais e de desenvolvimento de habilidades sociais, especialmente sobre prevenção de comportamentos inadequados da criança e melhoria da qualidade da interação familiar. Sendo assim, o presente projeto tem como objetivo oferecer à comunidade conhecimento psicológico que promova um desenvolvimento sócio-afetivo saudável nas interações familiares e desenvolvimento de habilidades sociais e comportamentos pró-sociais em crianças e adolescentes. O trabalho será realizado com pais, crianças, adolescentes e professores de escolas públicas. O trabalho consistirá em disponibilizar à comunidade os seguintes trabalhos: grupos de capacitação e orientação para pais, palestras e workshops com temáticas referentes à educação de filhos para pais e educadores, palestras sobre adoção para crianças, grupos de desenvolvimento de habilidades sociais para crianças e adolescentes, e realização de eventos científicos para a comunidade acadêmica (das áreas de psicologia, pedagogia, serviço social, pediatria, direito, entre outras). Espera-se, com estas ações, proporcionar importantes ganhos acadêmicos e profissionais, contribuindo fortemente para a formação profissional dos alunos do projeto, bem como a promoção de melhores relações familiares e prevenção de problemas de comportamentos em crianças da comunidade atendida. Departamento de PsicologiaSETOR DE CIENCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES - EXTINTOANA PAULA VIEZZER SALVADOR01-05-201201-04-2014
2011Projeto de ExtensãoAções de Educação Sanitária Aplicadas à Prevenção e ao Controle da DengueA dengue é uma doença infecto-contagiosa, considerada hoje uma das mais importantes arboviroses que afetam o homem, constituindo um sério problema de saúde pública em todo o mundo, especialmente nos países de clima tropical, onde as condições ambientais favorecem o desenvolvimento e a proliferação do vetor, Aedes aegypti (PEREIRA et al., 2002). Nas Américas o ciclo ocorre principalmente no meio urbano, demonstrando a importância da presença do homem e de seus hábitos na manutenção do vetor (SILVA et al., 2009). Apesar das medidas preventivas dessa importante doença já estarem bastante estabelecidas e divulgadas, ainda existe a necessidade de fortalecer a consciência individual e coletiva, assim como sensibilizar e demonstrar à população em geral quanto à importância da colaboração de cada indivíduo na tentativa de erradicar o agente transmissor, utilizando, para tanto, todas as formas de divulgação, informando e conscientizando a todos, sociedade e governo, da importância de participação neste processo. Diante disso, o presente projeto desenvolverá ações educativas, como palestras, vídeos, teatros, folders, etc., que serão apresentados em escolas públicas, empresas e outros locais, de acordo com a necessidade e especialmente com as faixas etárias trabalhadas. Ainda buscará informações da população sobre o nível de conhecimento das medidas preventivas e também da aplicação das mesmas.Departamento de Ciências VeterináriasSetor PalotinaSILVIA CRISTINA OSAKI01-07-201101-06-2013
2012Projeto de ExtensãoGestão da qualidade dos alimentos nos Armazéns da Família da Secretaria Municipal do AbastecimentoTendo por objetivo o acesso seguro ao alimento, o presente trabalho busca contribuir na manutenção e melhoraria da qualidade alimentar e nutricional das comunidades assistidas pelos programas da Secretaria Municipal do Abastecimento através do auxílio no controle da qualidade dos alimentos comercializados nos 34 armazéns da família distribuídos em toda a cidade de Curitiba. Para tal serão compilados e complementados os instrumentos de avaliação, treinamento de pessoal, revisão de guia de controle de qualidade na comercialização de acordo com a legislação em vigor. Será reavalidade os procedimento de controle de qualidade dos alimentos comercializados pelos armazéns e auxiliar na implantação do laboratório de controle de qualidade da Secretaria Municipal de Abastecimento da cidade de Curitiba/PR. Quando houver suspeita de algum problema nos alimentos serão submetidos a análise física, físico-química, sensorial e microbiológica. O projeto terá o envolvimento de professores, alunos de graduação e pós-graduação, técnicos administrativos da UFPR, nutricionista e funcionários da Secretaria Municipal do Abastecimento. MÁRCIA AURELINA DE OLIVEIRA ALVES01-06-201230-06-2014
2011Projeto de ExtensãoAvaliação de Sistemas de Tratamento de Efluentes Líquidos em Indústrias de AlimentosO presente projeto de extensão prevê a qualificação e capacitação dos estudantes do curso superior em Tecnologia em Biotecnologia e Tecnologia em Biocombustíveis da UFPR/Campus Palotina na área de tratamento de efluentes de indústrias de alimentos e agroindústrias em geral da região oeste do Paraná. Os participantes receberão dos professores e técnicos da UFPR/Campus Palotina orientação sobre os melhores métodos para determinação de D.Q.O, D.B.O, cloretos totais e Nitrogênio. Seqüencialmente, os participantes do projeto realizarão análises físico-químicas das amostras de efluentes das lagoas de tratamento da empresa interessada. As amostras serão coletadas pelo professor coordenador do projeto, Dile Pontarolo Stremel e as análises serão realizadas no Laboratório de Bioquímica da UFPR/Campus Palotina conforme legislação federal. As amostras de efluentes serão analisadas pelos participantes sob a orientação do professor responsável. Posteriormente, os estudantes irão elaborar um relatório mensal, com os resultados adquiridos, supervisionados pelo professor responsável. Tais resultados e relatórios serão apresentados á empresa fornecedora das amostras Lacto Alimentos, como contrapartida para melhoras e otimização no tratamento dos efluentes gerados pela própria indústria. O projeto será executado durante um ano para se obter resultados regulares e satisfatórios.Departamento de Engenharia e Tecnologias FlorestaisSetor de Ciências AgráriasDILE PONTAROLO STREMEL01-01-201131-12-2012
2012Projeto de ExtensãoCOLEGAS DE ESTUDO – PROJETO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO A UNIVERSITÁRIOSTrata-se de um projeto para proporcionar apoio psicopedagógico a universitários que enfrentam dificuldades no que diz respeito ao desenvolvimento, adaptação e acompanhamento da aprendizagem no ensino superior, por motivos diversos, inclusive diferenças de qualidade do ensino de origem e mesmo culturais, tendo em vista muitos serem de outras localidades do Brasil ou mesmo do exterior. Este apoio psicopedagógico será proporcionado por alunos bolsistas, doravante nominados tutores, aos colegas estudantes em dificuldades. A idéia norteadora principal do projeto é a compreensão da aprendizagem como espaço inter-relacional em que pessoas, com suas subjetividades, singulares e únicas, se relacionam entre si ao se relacionarem com o conhecimento, em contextos sociais também singulares.Centro de Psicologia AplicadaSETOR DE CIENCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES - EXTINTOFRANCINE ROCHA11-06-201210-06-2016
2010Projeto de ExtensãoCondições de vida e trabalho dos catadores de material reciclável no município de Piraquara – PR Este projeto tem a proposta de avaliar e contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde e trabalho dos catadores de material reciclável, visando a sustentabilidade social deste grupo. São analisadas as relações entre saúde, alimentação, trabalho, meio ambiente e a forma como os sujeitos das comunidades do entorno percebem a sua inserção na sociedade. Propõem-se ações educativas e de inclusão social, a partir de uma compreensão crítica da situação acompanhada pelo projeto com propostas de construção do conhecimento voltado à transformação desta realidade.Departamento de Saúde ComunitáriaSetor de Ciências da SaúdeMARCIA OLIVEIRA LOPES01-02-201030-04-2013
2011Projeto de ExtensãoJogos e brincadeiras para a educação cidadã - 427/07O presente projeto é base de aplicação de jogos ebrincadeiras para a prevenção do uso e abuso de drigas, bem como no auxilio das atividades desenvolvidas na Amivi para o tratamento e recuperação de toxicodependentes.Departamento de Educação FísicaSetor de Ciências BiológicasROGERIO GOULART DA SILVA05-05-201104-05-2012
2012Projeto de ExtensãoLaboratório de Criação e Produção ArtísticaO Projeto de Extensão Laboratório de Criação e Produção Artística, tem como principal objetivo o incentivo da produção e criação artística, assim, como sua difusão à diversos públicos de diferentes faixas etárias. Entre as atividades que o projeto se propõe está a orientação e incentivo na criação e execução de projetos artísticos individuais e/ou coletivos, sendo esta atividade aberta tanto a comunidade interna como externa à UFPR. O projeto incentivará experimentação artística, assim como, reflexão e crítica acerca das teorias da arte. Para isto conta com diversos colaboradores e parceiros entre eles a um projeto docente realizado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Granada, Espanha,a e de um Grupo Fotográfico de Matinhos, cidade aonde se dará uma maior inserção do projeto. As atividades principais serão desenvolvidas a partir de oficinas, ateliers livres, visitas culturais a espaços artísticos e também prevê apresentações e exposições dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes do e no Laboratório. Coordenação da Câmara Curso de ArtesSetor LitoralGISELE KLIEMANN01-05-201201-05-2016
2012Projeto de ExtensãoGrupo de Estudos em Educação Matemática O presente projeto se caracteriza como continuidade de um projeto que consiste de reuniões semanais em que temos apresentações de seminários versando sobre atuais tendências em Educação Matemática e/ou praticas pedagógicas diferenciadas com posterior discussão. Estas reuniões disparam várias ações de formação de professores de Matemática, como cursos de extensão, oficinas em escolas da rede pública, palestras, participação em eventos de formação promovidos pela SEED-PR, cursos de verão, criação de sites com conteúdos educacionais.Departamento de Expressão GráficaSetor de Ciências ExatasEMERSON ROLKOUSKI01-05-201201-05-2014
2011Projeto de ExtensãoSAJUP- Serviço de Assessoria Jurídica Universitária PopularO SAJUP - Serviço de Assessoria Jurídica Universitária Popular - é um projeto de extensão de estudantes de Direito criado em 2001, que tem como marco teórico o educador Paulo Freire, o qual concebe a educação popular como prática de libertação. Assim, a extensão seria um meio para a emancipação dos sujeitos. Na prática, isto se dá através da troca de experiências, do intercâmbio entre o saber universitário e o popular e da assessoria jurídica como uma das ferramentas possíveis para a luta por direitos. No presente ano, tivemos grandes alterações frente ao ano passado, pois passamos a atuar em diferentes comunidades, através de diferentes frentes de trabalho (núcleos). O núcleo urbano se constituiu para acompanhar demandas de conflito fundiário, tendo acompanhado as comunidades Sociedade Barracão, no bairro Boqueirão, Jardim Sabará, no bairro CIC, e Jardim Iracema, em Almirante Tamandaré. O núcleo rua se constituiu com o intuito de acompanhar as demandas da população em situação de rua e desde então acompanha as reuniões e atividades do Movimento Nacional da População de Rua. O núcleo rural passou a acompanhar o assentamento Contestado, na Lapa, e recentemente travou contato com o acampamento José Lutzenberger, na região de Antonina. Em todas as comunidades, a atuação é voltada para mesclar educação popular com assessoria jurídica propriamente dita; ainda, é relevante a preocupação do projeto em divulgar as experiências e os temas relacionados dentro da Universidade. Departamento de Direito PúblicoSetor de Ciências JurídicasANA CARLA HARMATIUK MATOS31-12-201131-12-2013
2009Projeto de ExtensãoMapa Verde – o cidadão promovendo a sustentabilidade em Curitiba – PR - 568/10Fomentar a criação de mapas temáticos de sustentabilidade limitados geográficamente a cidade de Curitiba; Estimular o envolvimento de discentes, docentes da Universidade, bem como da população em geral; Conscientizar a comunidade sobre um modo de vida sustentável; Favorecer o desenvolvimento de políticas públicas e setoriais.Departamento de Ciência e Gestão da InformaçãoSetor de Ciências Sociais AplicadasMARIA DO CARMO DUARTE FREITAS10-10-200910-10-2012
2012Projeto de ExtensãoGeoinformação e GestãoO presente Projeto de Extensão é uma continuidade do Projeto Geoinformação e Gestão do período 2011-2012. No novo período, irá abordar a elaboração e publicização de base de dados georreferenciada dos investimentos públicos no Município de Morretes-PR, com o apoio e fiscalização do Ministério de Justiça daquele Município, atendendo os preceitos da Transparência e Controle Social, tema que vem sendo tratado em conferências regionais, estaduais e nacional do Ministério Público, e compreende um avanço na democracia e na modernização da gestão pública. Nossa meta é acessar - com o apoio da Promotoria Pública - dados de investimentos públicos, e posteriormente espacializar de forma georreferenciada, através de mapas que ilustrem onde e como os recursos públicos estão sendo utilizados. Nos mapas, serão adicionadas e representadas informações da população local, a partir das bases de dados do CENSO IBGE 2010. Na sequência, os mapas serão disponibilizados nos sites do Ministério Público, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e UFPR Litoral, entre outros de interesse na divulgação pública. Da mesma forma, o projeto compreende também a divulgação dos mapas em espaços de educação em escolas, câmara de vereadores, prefeitura municipal, demonstrando a importância do acompanhamento da população na fiscalização da aplicação dos recursos públicos. Com o acesso da população aos mapas produzidos, via web e em apresentações públicas, espera-se divulgar a importância da transparência das informações públicas - de forma espacializada através de mapas - para o controle social da população local. Também tem-se como meta a modernização da gestão pública através da aplicação do método, o qual poderá ser efetuado através de cursos de extensão e palestras, e que o Piloto de Morretes-PR também possa ser divulgado em todo o Litoral Paranaense, ampliando a abrangência do projeto e as instituições participantes. Coordenação da Câmara Curso de Tecnologia em Gestão ImobiliáriaSetor LitoralRICARDO RODRIGUES MONTEIRO01-05-201201-05-2013
2012Projeto de ExtensãoPromoção da saúde em áreas sob envenenamento por agrotóxicos no município de Rio Azul/PREste projeto pretende provocar, simultaneamente, dois resultados: uma reflexão em profundidade dos docentes, alunos e outros profissionais envolvidos sobre a realidade social de moradores e trabalhadores, em especial da área rural do Município de Rio Azul e servir como instância de intermediação entre a ação do âmbito municipal e da 4ª. Regional de Saúde do Estado de Irati (PR) para minimizar ou mesmo erradicar os problemas de saúde decorrentes da contaminação por agrotóxicos daqueles que trabalham na fumicultura, bem como os problemas ambientais relacionados a esta questão. AposentadosUnidade de Benefícios do DAPPAULO DE OLIVEIRA PERNA01-03-201201-03-2014
2010Projeto de ExtensãoSem fronteiras: atividades corporais para adultos maduros e idosos PREENCHER CONFORME PROPOSTADepartamento de Educação FísicaSetor de Ciências BiológicasROSECLER VENDRUSCOLO02-01-201030-04-2015
2010Projeto de ExtensãoEsporte e Lazer na Comunidade - 572/10O projeto Esporte e Lazer na Comunidade tem por objetivo oferecer atividades esportivas e de lazer em escolas, complexos esportivos, quadras, parques, e outros espaços de lazer dos municípios do litoral paranaense, visando contribuir com o desenvolvimento social e cultural da região. As atividades desenvolvidas serão planejadas e organizadas por estudantes da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, principalmente do curso de Gestão Desportiva e de Lazer, sob acompanhamento e assessoramento de professores da universidade, de modo a garantir que as ações desenvolvidas sirvam como atividades formativas dos cursos, integrando-se sob a perspectiva da totalidade do ensino, pesquisa e extensão.Coordenação da Câmara Curso Licenciatura em Educação FísicaSetor LitoralLEÔNCIO JOSÉ DE ALMEIDA REIS01-03-201015-12-2011
2012Projeto de ExtensãoFisiologia na educação de jovens para a cidadania O projeto envolve o planejamento, a execução e a avaliação de um conjunto de quinze aulas (oito teóricas e sete práticas) sobre temas relacionados à saúde humana e bem-estar, as quais serão ministradas pela coordenadora, por acadêmicas do curso de Enfermagem da UFPR e com o auxílio de funcionários docentes da instituição Centro Alvorecer Ação Social e Educacional a um público de adolescentes vinculados a esta instituição em suas duas unidades (Bairro Alto e Cajuru). Os temas propostos incluem - funções dos órgãos do corpo humano, puberdade, hormônios e reprodução, DST e métodos anticoncepcionais, depressão e transtornos alimentares, principais drogas e seus efeitos; as transformações no corpo do adolescente e sua relação com familiares e comunidade; saúde e cidadania; saúde e bem-estar e riscos da automedicação (único tema ministrado por colaboradores). O projeto visa: (1) contribuir na formação extracurricular destes jovens, os quais costumam inserir-se no mercado de trabalho a partir da sua passagem pelo Centro Alvorecer Ação Social e Educacional; (2) contribuir na formação acadêmica dos alunos de graduação da UFPR envolvidos; (3) capacitar os funcionários-docentes do Centro Alvorecer Ação Social e Educacional para manter ao menos parte das atividades do projeto em anos subseqüentes, mesmo que não seja possível a participação dos docentes e alunos da UFPR.Departamento de FisiologiaSetor de Ciências BiológicasANA MARIA CALIMAN FILADELFI01-05-201201-05-2013
2012Projeto de ExtensãoControle Social em Saúde Mental: cidadania em construçãoA década de 80 foi cenário de mudanças na relação Estado/Sociedade, tomando lugar propostas de democratização da gestão das políticas públicas brasileiras. O controle social surgiu neste panorama compondo espaço estruturado para controle das ações públicas pela sociedade, com a participação de diferentes sujeitos e representatividades. No âmbito da atenção em saúde mental, por sua vez, constatamos amplo investimento das políticas públicas no fortalecimento da cidadania dos usuários. No entanto, evidenciamos que os usuários e familiares se apresentam bastante fragilizados no exercício da cidadania, reservados a uma postura submissa frente ao corpo técnico, seja da saúde, seja administrativo das ações públicas. Desta forma, a população atendida pela saúde mental apresenta-se ainda separada pragmaticamente do controle das ações públicas. Visando enfrentar esta realidade, propusemo-nos a estruturar um curso pautado nos ideais da pedagogia libertadora. O curso foi voltado a familiares e usuários dos serviços de saúde mental e contou com 7 encontros que resgatavam problemáticas vivenciadas pelos participantes, discutindo-as criticamente a partir de temas próprios ao controle social e saúde mental. Através da realização de um grupo focal, no entanto, os agentes envolvidos relataram a dificuldade de participarem concretamente dos espaços de controle social das ações públicas, quais sejam: Conferências e Conselhos de Saúde. Procurando dar suporte para materializar os ideais de inclusão social, elaboramos o presente projeto, metodologicamente estruturado através da pesquisa-ação, utilizando-se das técnicas de grupos focais e de entrevistas semi-estruturadas para obtenção de dados, na intenção de estudar e construir, em conjunto com os sujeitos, caminhos e possibilidades para a participação concreta destes agentes na vida social e no controle das ações públicas em saúde. É nossa intenção explorar e compor estratégias que possibilitem dar amplo suporte para o exercício da cidadania aos agentes vinculados à saúde mental de Curitiba no que tange o controle das ações públicas.Departamento de Terapia OcupacionalSetor de Ciências da SaúdeLUIS FELIPE FERRO01-05-201230-04-2016
2012Projeto de ExtensãoMinha Escola Lê!O projeto foi concebido em conjunto por professores da rede municipal de Pontal do Paraná, equipe pedagógica da Secretaria de Educação e se desenvolverá em todos os Centros de Educação Infantil e nas escolas municipais do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental, com a participação de todos os professores, equipe pedagógica da Secretaria de Educação e professores da UFPR, Setor Litoral, em ações de leiturização dentro e fora das escolas. Visa criar uma cultura de leitura não só na escola, mas na comunidade escolar como um todo, pois ações centradas apenas nos alunos parecem ter tido pouco efeito na constituição de leitores, uma vez que muitos são os projetos que visam formá-los, mas poucos ainda são os resultados efetivos nesse sentido. Dessa forma, busca-se envolver professores, funcionários, pais e responsáveis em torno da leitura como uma prática cultural, desenvolvendo-se várias ações de forma integrada e contínua. Espera-se, assim, romper com ações em que se tenta envolver os alunos, sem, contudo, criar um ambiente cultural com referências da sociedade letrada e sem, também, atuar na formação do professor leitor. Nessa perspectiva, as ações serão desenvolvidas de forma contínua e integrada, visando criar no município condições para a formação de leitores. Coordenação da Câmara Curso de Linguagem e ComunicaçãoSetor LitoralELISIANI VITÓRIA TIEPOLO14-04-201214-04-2013
2012Projeto de ExtensãoApoio Diagnóstico e Educação Continuada em Oftalmologia Veterinária para Clínicos Veterinários 764/12A oftalmologia veterinária é uma especialidade médica pouco disseminada entre os profissionais médico-veterinários. Em Curitiba, apenas quatro clínicas veterinárias oferecem atendimento especial com oftalmologistas veterinários. No Hospital Veterinário da UFPR frequentemente chegam pacientes encaminhados de colegas veterinários que se deparam com casos de doenças oftálmicas ou doenças sistêmicas com sintomas e oftálmicos e falham no diagnóstico ou tratamento do paciente. Acreditamos, portanto, que uma melhor formação de profissionais nessa área de conhecimento será benéfica aos clínicos gerais que terão uma melhor base de conhecimentos teóricos para abordar o paciente com doença ocular.Departamento de Medicina VeterináriaSetor de Ciências AgráriasFABIANO MONTIANI FERREIRA01-05-201228-02-2014
2010Projeto de ExtensãoPlantas Medicinais no Ar - 097/10 CO projeto compreenderá de ações que visam resgatar e estimular o uso das plantas medicinais entre os produtores rurais nos municípios de Assis Chateaubriand, Maripá, Palotina. O resgate ocorrerá através de questionário próprio para o conhecimento popular e as dúvidas dos ouvintes ou não do Quadro “Plantas Medicinais” do Programa de rádio “Informativo C. Vale” em relação ao uso de plantas medicinais. Após a tabulação dos dados serão realizados levantamentos bibliográficos e elaborados programas de rádio para responder as dúvidas dos ouvintes. Durante a vigência do projeto serão feitas entrevistas com a finalidade de melhorar a qualidade do programa e sanar o maior número de dúvidas possível dos ouvintes. Ao final de cada ano será feita uma avaliação pelos participantes do programa.Departamento de Ciências VeterináriasSetor PalotinaBETTINA MONIKA RUPPELT01-03-201031-05-2012
2012Projeto de ExtensãoOficina de geração de renda Livre MentePessoas com transtorno figuram entre os grupos com as mais baixas taxas de inclusão no trabalho, na classificação geral das pessoas com incapacidades, com índices de 10 a 20% de pessoas empregadas. As oficinas de geração de renda têm sido preconizadas como instrumento de reabilitação de pessoas com transtornos mentais, buscando a reinserção no mundo social e do trabalho. Amarante (1997) já dizia que a proposta atual de oficinas sugere estratégias que buscam inserção dos pacientes, a partir de métodos que capacitam os portadores a criar, produzir e vender os produtos que desenvolvem. Estas oficinas possibilitam a transformação de competências em fonte de renda, trazendo também como resultado o reforço da autoestima e empoderamento do sujeito frente à sociedade. O cunho social desta ação se traduz na formação destas pessoas com ou sem benefícios, como o início de seu processo de crescimento e mobilidade social de forma prática e autônoma. Há quatro anos o Curso de Terapia Ocupacional firmou parceria com a Associação Arnaldo Gilberti para o desenvolvimento de estágio de observação e prática. O compromisso de atuar junto à população alvo da instituição – pessoas com transtorno mental – no enfrentamento das dificuldades de reinserção social, uma das atividades desenvolvidas foi a Oficina de Geração de Renda, duas vezes por semana durante 3 horas.Departamento de Terapia OcupacionalSetor de Ciências da SaúdeMÔNICA MELLO DE MACEDO IGNÁCIO20-04-201219-04-2014
2012Projeto de ExtensãoEpidemiologia e controle de entero e ectoparasitoses em crianças de Centros Municipais de Educação Infantil O Projeto tem por finalidade o diagnóstico, prevalência, controle e prevenção de enteroparasitoses e ectoparasitoses, em Escolas de Ensino Fundamental e Centros de Educação Infantil do Município de Curitiba e Região Metropolitana. Com a determinação da prevalência será realizadas coletas ambientais para determinar as fontes de infecção das parasitoses estudadas. Também visa testar e incentivar o uso de diferentes fitoterápicos em indivíduos parasitados, bem como implementar noções de educação sanitária no cotidiano dos escolares envolvidos, de seus familiares e da comunidade escolar de maneira geral. Visto que essa forma de tratamento e profilaxia contribui para a diminuição do uso dos medicamentos alopáticos, que mesmo fornecidos pelas Unidades de Saúde geram custos e muitas vezes são utilizados de forma indiscriminada podendo levar a efeitos indesejados devido a esse modo de uso. Para tanto serão realizadas coletas periódicas de amostras fecais e ambientais para diagnóstico das enteroparasitoses. Também será realizado o diagnóstico de ectoparasita (Piolho, Pediculus humanus) dos escolares com o “Termo de Consentimento Livre e Esclarecido” assinado pelos responsáveis. Com posterior tratamento fitoterápico nos casos diagnosticados e consecutiva reavaliação da situação parasitológica. Concomitante ao processo diagnóstico e de tratamento serão realizadas atividades que visem à abordagem da educação sanitária como forma profilática.Departamento de Patologia BásicaSetor de Ciências BiológicasDÉBORA DO ROCIO KLISIOWICZ01-06-201230-05-2016
2011Projeto de ExtensãoO Mundo Mágico da Leitura: o reencantamento do Hábito de Ler na Construção da CidadaniaLeitura intesiva (textos curtos), leitura extensiva (textos longos) e leitura suplementar (leitura de obras). Variedade de gêneros discursivos na linguagem oral e escrita: contos, mitos, lendas, poemas, canções, trava-língua, piadas, provérbios, tarjas,, notícias e anúncios, gibis e textos diversos. Produção textual literária com ampliação e melhoria dos vocabulários e sua reflexão crítica. Noções de estética, ética, sexualidade, auto-cuidado, ambiente, pluralidade cultural e temas locais. Produção de material lúdico. Técnicas de incentivo a leitura e ao letramento.Seção de Políticas Afirmativas, Ass. Estud. e Comunitários - LitoralCoordenação Acadêmica do Setor LitoralROSANGELA VALACHINSKI GANDIN01-01-201104-05-2012
2012Projeto de ExtensãoUniversidade Aberta da MaturidadeA Universidade Aberta da Maturidade será implementada por meio de atividades diversas, voltadas a pessoas com idade superior a 55 anos de Curitiba e Região Metropolitana, desenvolvidas em parceria com a pastoral da Pessoa Idosa, sediada em Curitiba. Tais atividades envolvem cursos, oficinas, eventos e visitas, e visam contribuir para a promoção da qualidade de vida e o desenvolvimento cultural e social dos idosos envolvidos nas atividades. Com a participação de estudantes da Universidade na organização e desenvolvimento das atividades objetiva-se promover o diálogo interdisciplinar acerca do tema e do público-alvo do projeto, bem como sensibilizar e oferecer oportunidade de aprendizado, acerca de possibilidades de atuação profissional voltada a necessidades específicas dos idosos.Gabinete do ReitorReitoriaMARIA EMILIA DAUDT VON DER HEYDE01-05-201230-04-2016
2012Projeto de ExtensãoTrocando em MiúdosO programa visa a levar ao conhecimento da população conhecimentos sobre economia e finanças, de forma a instrumentalizar as pessoas para tomar decisões financeiras mais adequadas a sua tranqüilidade financeira. Departamento de Administração Geral e AplicadaSetor de Ciências Sociais AplicadasANA PAULA MUSSI SZABO CHEROBIM01-05-201230-04-2016
2012Projeto de ExtensãoAprendendo e crescendo com a educação financeira O Projeto tem como objetivo levar à comunidade o conhecimento necessário para se obter uma vida de equilíbrio financeiro dentro de horizontes de curto, médio e longo prazo de acordo com a faixa etária focada em cada etapa do projeto. A idéia central é a de transformação de ideologias financeiras através de linguagem direcionada e simples de tal forma que tenhamos como resultado uma sociedade de potencial econômico relevantemente superior ao encontrado nos dias de hoje e que, por conseqüência, tenha oportunidades futuras de desfrutar da melhor forma os resultados oriundos de sua disciplina financeira atingindo desta forma níveis culturais superiores à atual média desta mesma sociedade.Departamento de Engenharia e Tecnologias FlorestaisSetor de Ciências AgráriasDORNELLES VISSOTTO JUNIOR02-05-201202-05-2016
2010Projeto de ExtensãoEscritório de Apoio a Acompanhamento de ProjetosÉ proposto a criação de um escritório de apoio ao acompanhamento de projetos institucionais de desenvolvimento e implantação, e projetos de pesquisa. O escritório visa atender os coordenadores de projeto ou os gestores com metodologia de gestão de projetos e uso de ferramentas de TIC na internet para acompanhamento, colaboração e comunicação. AposentadosUnidade de Benefícios do DAPRICARDO MENDES JUNIOR01-01-201031-12-2011
2012Projeto de ExtensãoPassando a bola! Socializações esportivas no litoralO projeto busca oferecer formação de base em modalidades de esportes coletivos (futsal, basquete, Voleibol e handebol) para crianças em idade de ensino fundamental da cidade de Matinhos. Mobilizado a partir das atividades formativas na graduação em Gestão Desportiva e do Lazer, esse projeto permite uma interação com a comunidade do Litoral através de abordagens e métodos de ensino em estudo pelos acadêmicos. O objetivo é propiciar uma vivência esportiva fundamentada numa pedagogia de democratização dos saberes esportivos, centrando o aprendizado na apreensão das lógicas de jogar e não meramente em gestos esportivos isolados. Além disso, o projeto inspira-se em análises e experiências de implantação de ações sociais educativas que levam em conta as relações e círculos de convívio das crianças, seja o ambiente escolar e familiar, como também os grupos de pares e as relações de vizinhança. Dentro desta perspectiva, as crianças não são apenas objeto de uma intervenção acadêmica, mas participantes ativas do projeto em momentos de diagnóstico, definições e avaliação.Coordenação da Câmara Curso Licenciatura em Educação FísicaSetor LitoralLUIS EDUARDO CUNHA THOMASSIM01-03-201228-02-2013
2012Projeto de ExtensãoFarmácia e Alimentos - 755/12A atuação do farmacêutico no segmento alimentos e a comercialização desta classe de produtos em farmácias está prevista na legislação. Diante da importância da alimentação à qualidade de vida, unidades curriculares e atividades de ensino que possibilitem sua compreensão devem obrigatoriamente fazer parte dos projetos pedagógicos dos cursos de farmácia. A atuação farmacêutica na área de alimentos integra atividades especializadas que abrangem desde a análise de constituíntes até o desenvolvimento de produtos, no entanto, mesmo em uma abordagem menos especializada, a alimentação saudável está associada à qualidade de vida e permeia entre as diversas áreas e unidades curriculares previstas na formação generalista do Curso de Farmácia da UFPR. O farmacêutico, profissional de mais fácil acesso pela população no sistema de saúde, e as farmácias de dispensação, estabelecimentos próximos à população e que devem ser norteados pelo príncípio fundamental da promoção da qualidade de vida, exercem importante papel na divulgação de informações sobre saúde e devem pautar os conteúdos sobre alimentação no cotidiano das orientações compatilhadas, objetivando deslocar o processo de saúde-doença do campo da cura e medicação à prevenção. Este projeto tem como objetivo atualizar os farmacêuticos responsáveis por farmácias de dispensação em relação à orientações sobre alimentação saudável, alimentos para fins especiais e os requisitos legais que envolvem a disponibilização deste produtos.Departamento de FarmáciaSetor de Ciências da SaúdeCARLOS EDUARDO ROCHA GARCIA01-05-201230-04-2015
2012Projeto de ExtensãoMulheres Empreendedoras.O Brasil é um país empreendedor e as mulheres têm participado intensamente desta atividade. Algumas características inerentes à mulher, como sensibilidade, afetividade, versatilidade, percepção aguçada, entre outras passaram a ser consideradas essenciais no processo produtivo das organizações. O potencial econômico do empreendedorismo feminino brasileiro é significativo, pois quando se consideram ambos os setores da economia – o formal e o informal - os negócios possuídos por mulheres chegam a constituir quase a metade deste universo. As mulheres investem no empreendedorismo pela mesma razão que os homens, ou seja, visando o sustento de si mes¬mas e de suas famílias, o enriquecimento de suas vidas com uma carreira e pela independência financeira. Em 2010, entre os empreendedores iniciais, 50,7% são homens e 49,3% mu¬lheres, mantendo o equilíbrio entre gêneros no empreendedorismo nacional Entre os 21,1 milhões de empreendedores brasileiros, 10,7 mi¬lhões pertencem ao sexo masculino e 10,4 milhões ao feminino. Dando continuidade ao Projeto de Extensão desenvolvido anteriormente (Promoção da Atividade Empreendedora em Tunas do Paraná) iremos apoiar a iniciativa de mulheres empreendedoras do município de Tunas do Paraná na fabricação e comercialização de produtos artesanais em pinus. O grupo de empreendedoras tem recebido demanda de produção de embalagens de pinus por clientes que comercializam diversos produtos. O desenvolvimento de novos produtos envolve conceitos de projeções de componentes e a determinação de suas medições. Para isto iremos envolver disciplinas de metrologia e de desenho técnico e convidar estudantes que tenham cursado estas disciplinas a se envolverem neste projeto com o intuito das empreendedoras se tornarem independentes na área de projetos de novos produtos. Também seguiremos estimulando a comercialização e o relacionamento com novos clientes utilizando a internet. Reuniões periódicas com as empreendedoras serão realizadas. Espera-se desenvolver novos produtos, aumentar a produtividade, aumentar a renda e a qualidade de vida das empreendedoras participantes deste projeto. AposentadosUnidade de Benefícios do DAPMARIA APARECIDA BIASON GOMES02-05-201230-04-2014
2012Projeto de ExtensãoDescobrindo as receitas da vovó - 097/10 FO projeto de extensão “Descobrindo as receitas da vovó” tem como objetivo resgatar o uso de preparações caseiras à base de plantas medicinais. Alunos do CEMIC (crianças de 7 a 14 anos) e do Colégio Cecília Meireles (alunos do 7º ano fundamental e do 2º ano do ensino médio) resgatarão através de levantamento etnofarmacológico as receitas caseiras utilizadas pelos seus familiares no tratamento de doenças em humanos e em animais. Estas receitas servirão de base para a complementação do conteúdo visto em sala de aula nas disciplinas de ciências, biologia, química, física e matemática, através de encontros semanais. Os alunos serão estimulados a relatarem os conhecimentos que possuem sobre o conteúdo a ser abordado. O conteúdo será abordado de forma a respeitar a faixa etária e o interesse de cada grupo. A apresentação ocorrerá na forma de diálogo utilizando-se materiais didáticos que facilitem o aprendizado. Tem como objetivo integrar o conhecimento obtido em sala de aula nas disciplinas de ciências, biologia, química, física e matemática com a cultura popular. O conteúdo teórico será fixado através do preparo das receitas caseiras, cultivo das plantas medicinais, jogos didáticos, brincadeiras e outras atividades. A avaliação será realizada ao final do encontro com a finalidade de verificar a aprendizagem. As receitas caseiras serão apresentadas durante o programa de rádio “Informativo C.Vale” no quadro “Plantas Medicinais” e constarão do livro de receitas. Será elaborada a ficha técnica das plantas medicinais cultivadas nos canteiros de plantas medicinais das três instituições envolvidas. Serão mantidos os canteiros e preparadas mudas para distribuição para a população em geral. As plantas medicinais ficarão a disposição das instituições para consumo próprio e da comunidade local. Ao final do projeto espera-se que as crianças correlacionem as antigas receitas com os conhecimentos científicos adquiridos em sala de aula.Departamento de Ciências VeterináriasSetor PalotinaBETTINA MONIKA RUPPELT05-05-201204-05-2015
2012Projeto de ExtensãoControle de Zoonoses e da População de Animais Domésticos na Ilha do Mel e Litoral Paranaense - 770/12Este projeto tem a proposição do controle populacional de cães e gatos através de métodos contraceptivos, bem como o controle de zoonoses nos Municípios do Litoral Paranaense, implantando um projeto de educação na área de zoonoses, guarda responsável e mensuração do impacto no meio ambiente.Departamento de Medicina VeterináriaSetor de Ciências AgráriasANTONIO WALDIR CUNHA DA SILVA01-01-201201-01-2015
2012Projeto de ExtensãoEducação em Saúde: Aplicação dos Conhecimentos básicos de saúde para crianças e adolescentesConsiderando que saúde não é apenas ausência de doenças, mas um estado completo de bem estar mental, físico e social, o objetivo do projeto é contribuir para o desenvolvimento completo das crianças e adolescentes, para que sejam capazes de identificar e realizar aspirações que satisfaçam suas necessidades e possam transformar hábitos para melhorar sua qualidade de vida. Nesse contexto o projeto pretende envolver docentes e alunos das áreas de saúde (Bioquímica, Parasitologia, Nutrição, Odontologia, Enfermagem, Terapia Ocupacional) para atuarem como promotores do conhecimento para suprirem as necessidades do publico alvo. A inclusão dos temas relacionados a exames parasitológicos e orientação nutricional se deve a necessidade de abordagem destes temas observada durante o desenvolvimento do projeto anterior.Departamento de Bioquímica e Biologia MolecularSetor de Ciências BiológicasGUILHERMINA RODRIGUES NOLETO02-01-201202-01-2013
2012Projeto de ExtensãoControle de Zoonoses e Educação em Guarda Responsável em Curitiba e Região Metropolitana - 727/12 O projeto ?Controle de Zoonoses e Educação em Guarda Responsável em Curitiba e Região Metropolitana? contará com a participação de alunos do curso de medicina veterinária da UFPR, desenvolvendo ações nos municípios de Curitiba, Pinhais e São José dos Pinhais. A alta população de cães errantes nos municípios é um agravante na transmissão de doenças, um problema de saúde pública. Por esse motivo, a abordagem principal do projeto é a prevenção e o controle de zoonoses, um objetivo que é alcançado de forma educativa através de palestras ministradas em escolas públicas dos municípios, da distribuição de folders explicativos para a população em geral e também de cursos e palestras à profissionais da área (para treinamento, qualificação profissional ou atualização). Outros temas abordados nessa ação de conscientização, são guarda responsável e bem-estar animal. Censos caninos e felinos por amostragem serão realizados, um ponto de partida para elaborar estratégias de controle desses animais, auxiliando também no cuidado das zoonoses transmitidas por eles. Medidas para o controle populacional de pombos em Curitiba serão abordadaas. Dados disponíveis nos municípios sobre casos de mordeduras, animais peçonhentos ou leptospirose poderão ser utilizados pelo projeto, sendo analisados e tabulados para fins de pesquisa. Além disso, será feita a manutenção e constante atualização do website zoonoses (http://www.zoonoses.agrarias.ufpr.br/zoonoses.html) , que se torna um veículo importante de fácil e rápido acesso, servindo para informar e esclarecer dúvidas sobre algumas zoonoses, bem como para divulgar nossas atividades, tornando-as de conhecimento público para que seja possível ampliar as ações do projeto.Departamento de Medicina VeterináriaSetor de Ciências AgráriasSIMONE TOSTES DE OLIVEIRA STEDILE01-03-201201-05-2016
2012Projeto de ExtensãoControle de Cães Errantes e Zoonoses na APA do Irai 1.8 – Ementa (Resumo) O projeto surgiu como resultado de discussões do Grupo de Trabalho da Área de Proteção Ambiental (APA) do Iraí no sentido de indicar soluções e buscar amenizar, senão resolver, três principais problemas relacionados aos cães errantes: 1. Cães atropelados e mortos na BR-116 junto ao Bairro Menino Deus (Quatro Barras) e Jardim Paulista (Campina Grande do Sul), posteriormente carreados para a rede fluvial da represa do Iraí; 2. Destruição mecânica dos sacos de lixo e dispersão de seu conteúdo; 3. Reclamações da população com relação aos cães de rua. Deste modo, o presente estudo objetiva o controle destes cães e prevenção de zoonoses, buscando quebrar o seu ciclo e reduzir seus danos na população de risco através da ferramenta educação. Departamento de Medicina VeterináriaSetor de Ciências AgráriasTILDE RODRIGUES FROES24-04-201215-12-2015
2012Projeto de ExtensãoCapoeira PedagógicaA relação da universidade com as práticas corporais que ocorrem no contexto das comunidades tradicionais e populares deve se materializar na perspectiva humanizadora, integrando-as ao movimento mais geral da sociedade, considerando que o mais importante é a identificação da essência cultural que constitui a existência concreta dos seres humanos. Na maioria das práticas corporais sistematizadas, inclusive naquelas geradas nas classes populares, o movimento humano se transformou em mercadoria, por força do discurso midiático, que determinou o seu consumo deliberado, estimulando a sua auto-reprodução e difusão em grande escala. Com base nestes pressupostos, consideramos hoje uma prática corporal como a Capoeira essencialmente híbrida, justamente por aglutinar uma série de aspectos que vão desde suas concepções mais tradicionais até a absoluta contaminação pela cultura do consumo. A Capoeira é o principal conteúdo de mediação e intervenção nesse projeto. Busca-se com este projeto promover um diálogo entre o conhecimento acadêmico e o saber popular sobre a Capoeira, por meio de atividades de práticas corporais. O campo de intervenção escolhido para este projeto é formado por quatro (04) escolas públicas estaduais/municipais do litoral do Paraná - duas em Paranaguá e duas nas ilhas de Guaraqueçaba (Ilha Rasa e Ilha das Peças), com populações em situação de vulnerabilidade sócio-econômica e que apresentam escassez de espaços específicos para as práticas, assim como a escassez de equipamentos de esporte e lazer. O nosso interesse pela Capoeira reside nos aspectos de sua controversa história, no diálogo corporal, nos meios de improvisação para a sua prática, na condição bio-psico-social do corpo, na necessidade de agir, nas questões do equilíbrio, nas condições de espaço, tempo, do ritmo, da música, na compreensão da filosofia do jogo. Coordenação da Câmara Curso de Linguagem e ComunicaçãoSetor LitoralFABIO DE CARVALHO MESSA14-05-201214-05-2013
2012Projeto de ExtensãoReformulação da Revista de Contabilidade & Controladoria – RC&CReformulação da Revista de Contabilidade e Controladoria. Indexação. Inclusão no Qualis da Capes.Departamento de Ciências ContábeisSetor de Ciências Sociais AplicadasROMUALDO DOUGLAS COLAUTO01-02-201230-01-2014
2011Projeto de ExtensãoManejo Apropriado das Culturas Transgênicas em Palotina- PRDiante da grande temática que abarca e questões macro e micro-regionalizadas que concernem aos cultivos transgênicos, torna-se relevante uma caracterização do retrato regional dos mesmos. O presente trabalho tem por objetivo diagnosticar, caracterizar, avaliar aspectos relacionados à inserção dos cultivos transgênicos em Palotina e propor adequações em termos de manejos aos agricultores. Para tanto serão levantadas informações sobre eventos transgênicos e técnicas de cultivo; serão coletados dados secundários para caracterização do agronegócio regional; proceder-se-á a confecção de questionários e a coleta de dados primários; por fim serão empregadas atividades de difusão e capacitação de adequadas tecnologias que atendam as demandas regionais e específicas dos produtores rurais que cultivam transgênicos em Palotina.Departamento de Ciências AgronômicasSetor PalotinaLEANDRO PAIOLA ALBRECHT05-05-201104-05-2013
2012Projeto de ExtensãoCirco e Artes Ginásticas: uma nova prática educativaO projeto nasce pela necessidade de aperfeiçoar a formação de professores de Educação Física no trabalho das atividades circenses e ginásticas, tendo o Circo de Soleil como referencial. Faremos um trabalho direto de capacitação, orientação e supervisão dos bolsistas e divulgaremos o projeto nas Escolas e orfanatos; integraremos os bolsistas da PROEC com os bolsistas da PRAE. Temos parcerias com escolas do município de Curitiba. Divulgamos o trabalho por meio de reuniões e através de panfletos, oportunizando assim, a vinda de crianças e adolescentes ao Departamento de Educação Física. Criou-se, desta maneira, condições para o desenvolvimento das Ginásticas e Atividades Circenses, visto que aproximamos os acadêmicos do curso de Educação Física, das crianças e adolescentes da comunidade, na própria UFPR. Através do projeto asseguraremos a formação de profissionais mais competentes, otimizando o potencial acadêmico por meio da extensão, num trabalho comprometido com a população, principalmente a mais carente social e economicamente. Os resultados são conseqüência do trabalho realizado e creditado exclusivamente à dedicação dos bolsistas, visto que no ano de 2011 a equipe da UFPR ganhou três campeonatos oficiais estaduais promovidos pela Federação Paranaense de Ginástica. Participamos também de Festivais de Ginásticas. Em síntese, constatamos mais de 300 pessoas envolvidas de forma direta no projeto de extensão e mais de 700 de forma indireta, visto que são espectadores em apresentações em colégios e espaços alternativos e pretendemos melhorar. Todo o processo burocrático e administrativo faz parte do trabalho dos bolsistas extensão, que também acompanham e orientam 12 bolsistas de ações afirmativas junto a PRAE. A orientação e supervisão acontecem sob a ótica formativa, visando o aperfeiçoamento do projeto “paripassu” à sua execução, através de diálogos freqüentes e abertos. Forma-se assim uma comunidade de aprendizagem.Departamento de Educação FísicaSetor de Ciências BiológicasSERGIO ROBERTO ABRAHAO01-05-201230-04-2016